Atualmente no Brasil modelos de automóveis considerados de entrada custam até R$ 120 mil. Este absurdo, levanto em conta a renda média da população, é explicado pela alta do dólar e das matérias-primas. O que provocou incremento de 50% nos custos de produção desde 2020, demonstram pesquisas.
Para agravar, neste período, enquanto a indústria era afetada pela falta de chips, a recessão provocada pela pandemia de Covid-19 e a inflação global diminuíram a demanda. As montadoras, portanto, deram prioridade à fabricação de modelos mais luxuosos, apostando em maior retorno por unidade.
Agora, um Volkswagen Saveiro custa quase R$ 100 mil (R$ 94.490) e a Fiat Strada mais básica, praticamente este valor (R$ 99.990), por exemplo.
Confira o preço mais baixo verificado recentemente de alguns modelos:
Renault Kwid - R$ 68.990
Fiat Mobi - R$ 68.990
Peugeot 208 - R$ 69.990
Fiat Mobi Track - R$ 72.290
Citroën C3 - R$ 72.990
Fiat Fiorino - R$ 111.990
Fiat Strada Volcano - R$ 112.990
Nissan Kicks - R$ 112.990
Renault Duster - R$ 112.990
Renault Oroch - R$ 115.900
Volkswagen T-Cross - R$ 116.550
Hyundai Creta - 116.560
Chevrolet Montana - R$ 118.690
Honda New City Sedan - R$ 118.700
Fiat Pulse Audace - R$ 119.990
Renault Logan - R$ 89.560
Hyundai HB20 Sedan - R$ 91.890
Volkswagen Saveiro - R$ 94.490
Chevrolet Onix Plus - R$ 96.390
Toyota Yaris - R$ 97.990
Peugeot Partner Rapid - R$ 98.781
Fiat Pulse - R$ 100.990
Nissan Versa Sense 2023 - R$ 101.190
Peugeot 2008 - R$ 102.990
Chevrolet Spin - R$ 103.990