Cachoeiro entre as 100 melhores cidades do país para se investir - Jornal Fato
Economia

Cachoeiro entre as 100 melhores cidades do país para se investir

É a primeira vez que o município figura no ranking, divulgado pela revista Exame


- PMCI

Cachoeiro de Itapemirim é uma das 100 cidades brasileiras mais promissoras para fazer negócio, de acordo com levantamento recém-divulgado pela revista Exame, da editora Abril. É a primeira vez que o município figura no ranking, elaborado anualmente pela consultoria Urban Systems desde 2014. 

Para elaboração do ranking, que abrange cidades com mais de 100 mil habitantes, foram analisados 42 indicadores em quatro frentes: capital humano, desenvolvimento social, desenvolvimento econômico e infraestrutura. Entre as áreas com índices avaliados estão economia, sociodemografia, saúde, saneamento, transporte, gestão fiscal e segurança. 

Cachoeiro alcançou a 63ª colocação geral e teve melhor performance na categoria infraestrutura, em que aparece na 21ª posição. Apenas outras duas cidades capixabas figuram no ranking (Vitória e Colatina). 

"É um resultado muito importante. A presença no ranking garante uma visibilidade inédita ao potencial do município no cenário nacional. Enquanto gestão municipal, trabalhamos para tornar Cachoeiro uma cidade cada vez mais capaz de atrair investidores e onde seja fácil empreender. Os investimentos que vamos concretizar em educação, saúde, saneamento, infraestrutura e outras áreas, aliados a medidas de incentivo à abertura de empresas, vão contribuir muito nesse sentido e melhorar nossos indicadores econômicos e sociais. Acredito que, por consequência, avançaremos nos próximos rankings", avalia o prefeito Victor Coelho. 

O prefeito ressalta que o município também faz sua parte ao primar por uma gestão fiscal eficiente, buscando melhorar sua receita e reduzir o nível de endividamento. "Em paralelo, estamos trabalhando para avançar na desburocratização, para facilitar a vida de quem empreende ou quer empreender, além de ampliar incentivos fiscais para atrair investimentos privados", frisa. 

Ele cita, ainda, as ações da prefeitura com foco na criação de novos negócios e oportunidades, como o suporte para a formalização e fortalecimento dos pequenos negócios e o intercâmbio com outros países para apresentar Cachoeiro como opção para investimentos.

"Outra ferramenta fundamental nesse contexto é o aeroporto municipal. Por isso, estamos mobilizados para viabilizar a operação de voos comerciais e para que sejam concretizados os investimentos na ampliação e modernização previstos no Programa de Aviação Regional, do governo federal", complementa.

Comentários