Agroindústria cafeeira tem recursos de fundo específico - Jornal Fato
Economia

Agroindústria cafeeira tem recursos de fundo específico

A indústria do campo capixaba tem como característica ser de base familiar


A cadeia produtiva da agroindústria cafeeira capixaba pode contar com recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), originados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Os produtores interessados nos financiamentos devem procurar o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) para investir na modernização, ampliação e aquisição de máquinas e insumos.

O Funcafé atende a indústrias de torrefadoras de café, de café solúvel, beneficiadores, exportadores e cooperativas de cafeicultores que exerçam as atividades de beneficiamento, torrefação ou exportação de café.

O diretor de Crédito e Fomento do Bandes, Everaldo Colodetti, destaca que o banco tem buscado novas fontes de recurso e soluções de crédito para as necessidades do homem do campo.

"O café é o principal produto do agronegócio capixaba e os produtores buscam constantemente novas práticas que agreguem valor a essa produção. Com o Funcafé, o Bandes investe na melhoria da produção cafeeira e consequentemente na melhora da qualidade e aumento da renda do segmento", destaca Colodetti.

Um dos protagonistas no crédito rural capixaba há alguns anos, o Bandes vem investindo em ampliar as soluções de crédito para empreendedores que atuam na cafeicultura, tanto na produção, como no beneficiamento e na industrialização do produto. A indústria do campo capixaba tem como característica ser de base familiar. Com esse perfil, os agricultores participam das mais diversas etapas de execução da atividade, da produção da matéria-prima e seu processamento, até a comercialização dos produtos em diferentes mercados.

Os recursos disponibilizados pelo Bandes contribuem para que esta cadeia produtiva ganhe qualidade na produção e aumento da rentabilidade destas famílias.

Comentários