Morre o primeiro dublador do Pateta - Jornal Fato
Curiosidades

Morre o primeiro dublador do Pateta


Redação

 

Morreu na madrugada de segunda-feira (09), o ator e dublador Telmo Perle Münch, mais conhecido como Telmo de Avelar, cuja voz ficou famosa por dublar por décadas, na versão brasileira, um dos personagens mais engraçados da Disney, o Pateta.

 

Telmo tinha 93 anos e estava internado desde sexta-feira (06) na Coordenação de Emergência Regional na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.

 

Telmo nasceu em 2 de outubro de 1923 em Curitiba, no Paraná. Foi um dos pioneiros da dublagem no país e ficou conhecido por ser a voz oficial do Pateta nos anos 1970 e 1980 e por interpretar o professor Ludovico Von Pato, também da Disney.

 

Foi ainda o primeiro narrador do desenho "Super-Amigos", deu voz ao Senhor Olivaras, em "Harry Potter e a pedra filosofal" e a Charlie Chan na série dos anos 1970.

 

Em 50 anos de carreira, dirigiu ainda a dublagem de filmes e seriados como "A Família Dinossauro" e "Planeta dos Macacos".

 

Como ator, foi o técnico de futebol Fausto Paiva, em "Irmãos Coragem". Na novela "Pai herói", em 1979, foi o delegado Sandoval.

Comentários