Vem aí a revista Imã Número 8: lançamento acontece em abril, em Vitória - Jornal Fato
Cultura

Vem aí a revista Imã Número 8: lançamento acontece em abril, em Vitória

A Revista tem 35 anos de história, mas apenas agora será lançada a oitava edição, em projeto resgatado pela jornalista Sandra Medeiros, com apoio da Lei Rubem Braga


- Foto Divulgação

 A oitava edição da Revista Imã será lançada em Vitória, em abril deste ano e conta com aporte da Lei Rubem Braga.

A nova edição reúne poetas e escritores de diferentes lugares: do Espírito Santo [Luiz Guilherme Santos Neves, Kátia Bento, Elisa Lucinda, Marcos Tavares, Anaximandro Amorim, Eduardo Madeira]; das Gerais [Ronald Polito, Raimundo Carvalho e Adilson Vilaça]; do Rio de Janeiro [Alexandre Dacosta]; de Brasília [Guilherme Gontijo Flores]; do Amazonas [Astrid Cabral]; da França [Gilbert Chaudanne]; e dos Estados Unidos [Charles Perrone].

Além desses, o designer gráfico Sandro Gomes, do Espírito Santo, e os artistas plásticos Elizabeth Volpato-Coyle e Lando. Ela, capixaba radicada na Austrália. Lando, também capixaba. Todos com uma produção marcante, importante, singular.

Editada pela jornalista e designer gráfica Sandra Medeiros (trabalhou em grandes jornais do Brasil), a Revista ÍMÃ publicou mais de 130 autores, entre os quais Carlos Drummond de Andrade, José Paulo Paes, Haroldo de Campos, Waly Salomão, Augusto de Campos, Arnaldo Antunes, Luiz Melodia, Mastsuó Bashô, Ivan Junqueira, Armando de Freitas Filho, Olga Savary, Caetano Veloso [uma entrevista] Julio Bressane, Antônio Cícero, Shan, Helena Kolody e Leminski.

A ÍMÃ integra importantes acervos nacionais e internacionais, entre eles a nossa Biblioteca Nacional, a Coleção Plínio Doyle da Casa de Ruy Barbosa, a Biblioteca da Universidade de Austin-Texas/EUA e a Fundação Gulbenkian/Lisboa-Portugal, a Biblioteca Estadual do Espírito Santo, e a Biblioteca da Universidade Federal do Espírito Santo.

Com colaboradores nacionais e regionais (Espírito Santo), o impacto da publicação foi grande em seu lançamento e assim permaneceu nas edições seguintes.

A primeira edição da ÍMÃ teve capa ilustrada por Burle Marx; uma parceria com o poeta e compositor Waly Salomão, e nomes como Luiz Melodia, Antonio Cícero, Júlio Bressane, Hélio Oiticica, Paulo Leminski e Jamil Snege. O projeto gráfico foi idealizado e executado em parceria com o designer Ivan Alves que durante décadas trabalhou nos principais jornais diários de Vitória e é autor de um sem-número de marcas, capas de livros e de discos.

Depois do sucesso da primeira edição, outras quatro chegaram com igual impacto ao mercado editorial e com mais nomes consagrados. 35 anos após o início de tudo, Sandra Medeiros conta porque decidiu relançar a ÍMÃ (e desde então já foram dois novos números e este terceiro, que está no prelo):

"A revista ÍMÃ - de repercussão internacional - é uma publicação muito querida, de peso, e com lugar consolidado. Isso porque reúne boa poesia, boa literatura e bom design gráfico e porque há bons novos autores a serem divulgados".

Conheça a história de todas as edições da revista ÍMÃ acessando:

https://sandramedeiros.wordpress.com/

Comentários