Peça teatral amplia debate sobre educação ambiental - Jornal Fato
Cultura

Peça teatral amplia debate sobre educação ambiental

Espetáculo patrocinado pela BRK Ambiental apresentou de forma lúdica a importância da água e da preservação ambiental


- Wallace Hull

Quatro escolas da rede pública de Cachoeiro de Itapemirim receberam nesta semana as apresentações da peça "A Arte da Vida", da Cia Metrópole, de São Paulo. O projeto é patrocinado pela BRK Ambiental, por meio da Lei de Incentivo à Cultura - Rouanet, do Ministério da Cultura, e tem a produção da Sancell Produções.

 

As apresentações gratuitas ocorreram entre os dias 28 e 30 de maio na Escola Municipal de Educação Básica Professor Athayr Cagnin, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Rotary, na Escola Viva Francisco Coelho Ávila Junior e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bernardino Monteiro.

 

O espetáculo abordou de maneira divertida temas relacionados à importância da água, à preservação do meio ambiente e ao respeito à natureza, destacando ainda reflexões sobre a relação com a família e com os amigos, a busca da felicidade, a superação dos medos e a construção de uma sociedade melhor. Ao final da apresentação, os alunos ainda receberam o livrinho infantil "Planeta Água", do autor Sérgio Valle, que conta a história da peça.

 

A pedagoga da Escola Viva Francisco Coelho Ávila Junior, Regiane Francisca Mendes, conta que por ter sido em forma de teatro, a apresentação fez com que o conteúdo ficasse mais claro e objetivo para os estudantes. "Eles puderam adquirir um conhecimento a mais, além do trabalhado já realizado em sala de aula", disse.

 

Para a pedagoga da EMEB Professor Athayr Cagnin, Simone Noenta Tofano Pereira, apresentações como esta contribuem ainda mais para a conscientização dos alunos sobre a água, o destino dos resíduos, a poluição dos rios e a importância da conservação e da economia. "Após a entrega dos livrinhos para as crianças, elas se mostraram tão empolgadas que, no outro dia, trouxeram ilustrações sobre ele", acrescentou.

 

De acordo com a analista de Responsabilidade Socioambiental da BRK Ambiental, Micheline Bernabé, a concessionária tem o compromisso de disseminar a cultura do saneamento e a educação ambiental na rede de ensino e nas comunidades de Cachoeiro de Itapemirim e região. "A apresentação teatral é uma maneira que encontramos para reconectar a sociedade aos recursos naturais e, assim, transformar a maneira como são consumidos e protegidos", completou.

Comentários