Passeios culturais incentivam educação patrimonial - Jornal Fato
Cultura

Passeios culturais incentivam educação patrimonial

Turistas e moradores têm oportunidade de conhecer centros culturais e pontos turísticos de Cachoeiro de Itapemirim por meio de passeio guiado


O Museu Ferroviário é o ponto de partida das visitas - Foto:Divulgação/PMCI

Turistas e moradores de Cachoeiro estão tendo a oportunidade de conhecer centros culturais e pontos turísticos da cidade por meio de passeio guiado do projeto "Doce Terra Onde Eu Nasci, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult). 
Os dois primeiros passeios aconteceram na última sexta-feira (11) e os próximos serão realizados nos dias 19 e 25. Todas as vagas oferecidas foram preenchidas, a partir de inscrições gratuitas feitas pela internet. 
A prefeitura disponibiliza uma van e um guia para os passeios, que tem no roteiro o Museu Ferroviário Domingos Lage, a Casa de Cultura Roberto Carlos e a estátua do artista (na praça Pedro Cuevas Junior), a Casa dos Braga e o Palácio Bernardino Monteiro, sede do governo municipal.
"O primeiro passeio foi muito interessante. Foi diferente até mesmo para os moradores de Cachoeiro que já haviam visitado alguns dos lugares, porque tiveram outro olhar sobre os locais, descobriram coisas novas. Alcançamos, assim, um dos propósitos do projeto. Quem conhece melhor o patrimônio de seu município passa a valorizá-lo mais e ajuda a preservá-lo", disse a gerente de Turismo da Semcult, Isabel Bremide. 
A professora Elisandra Pereira, que participou do primeiro passeio, disse que adorou a iniciativa. "Nunca havia participado de uma visita aos nossos pontos turísticos com tanta riqueza de informações. Fiquei encantada em conhecer pontos história de personagens da nossa cidade que, muitas vezes, passam despercebidos pelos próprios moradores", frisou.
O "Doce Terra Onde Eu Nasci" é desenvolvido pela Semcult para promover a educação patrimonial e conscientização da importância do turismo no município. De março a dezembro, o público-alvo do projeto são alunos das escolas das redes públicas municipal e estadual.

Outras atrações culturais no Circuito de Verão
Os passeios guiados fazem parte da programação do Circuito de Verão da Semcult neste mês. Outras atrações são o "Cachoeiro canta o Rei", no dia 17, a partir das 19h, na Casa de Cultura Roberto Carlos, onde grandes sucessos do artista cachoeirense serão interpretados pela cantora Paula Ferreira; e uma excursão pela região turística dos Vales e do Café, no dia 26.
As primeiras atividades do circuito foram o sarau lítero-musical "Braganiano: Viva a Vida!", em comemoração aos 106 anos do cronista Rubem Braga (1913-1990), na Casa dos Braga, e o 1º Encontro Regional de Folia de Reis, no último dia (6).

 

Comentários