Nós podemos! Em documentário,mulheres revelam desafios enfrentados na música - Jornal Fato
Cultura

Nós podemos! Em documentário,mulheres revelam desafios enfrentados na música

Com direção e participação da compositora Bella Nogueira, o projeto terá ainda a tecladista Thaysa Pizzolato, a rapper Afronta MC e a cantora e compositora Thainá Lopez


Bíceps musculoso, lenço vermelho no cabelo e a frase: "We can do it!" - ou nós podemos! O icônico cartaz de Rosie, imagem da mulher em uma propaganda da 2ª Guerra Mundial que se popularizou nos anos 70 como símbolo do feminismo, é a inspiração do documentário experimental "#Mulherex: O Que Elas Estão Pensando?", dirigido pela cantora e compositora linharense Bella Nogueira.
 
A produção audiovisual vai ao ar na próxima segunda, 8, "Dia Internacional Da Mulher", às 14 horas, no canal do YouTube "Explicanção". Com foco nas mulheres da música, o documentário terá participação da tecladista Thaysa Pizzolato, da rapper Afronta MC, da cantora e compositora Thainá Lopez e da própria Bella Nogueira. 
 
O intuito é revelar os desafios enfrentados pelas mulheres no universo musical. As imagens e entrevistas foram feitas no Estúdio Bravo, em Vitória. 
 
"Como os homens estavam fora na guerra, o cartaz foi feito como incentivo para as mulheres trabalharem nas fábricas. Mas a peça se tornou, sem querer, um símbolo da revolução feminina mais tarde. A ideia do projeto é, dessa forma, dar novos rostos e novos nomes a Rosie", explicou Bella.
 
A diretora do documentário  completou: "Nós temos várias Rosies no dia a dia, mas essas histórias não são contadas. Então, cada uma das mulheres convidadas representa uma realidade: temos no projeto, por exemplo, uma figura trans (Afronta MC), mulheres lésbicas, como eu", destaca.
 
Bella Nogueira conta ainda que, durante a produção, fez as mesmas perguntas para cada convidada "e, como cada uma respondeu dentro de uma realidade própria, o resultado é surpreendente". "Perguntei, por exemplo, se elas são mais contratadas por homens ou mulheres. E reforço: as respostas são impressionantes", concluiu Bella.   
 
------------
Serviço: Em documentário experimental, mulheres revelam desafios enfrentados na música 
 
- Quando: Na próxima segunda, 8, Dia Internacional Da Mulher
- Horário: 14 horas
- Onde: Canal do YouTube do Explicanção: https://www.youtube.com/channel/UCSmux9dMBPirTk0EA5jeoew
- Contatos: Felipe Izar (27) 9 9807-5636; Bella Nogueira (11) 9 9462-9577

Comentários