Missa marca largada dos Passos de Anchieta - Jornal Fato
Cultura

Missa marca largada dos Passos de Anchieta

Ao todo, serão percorridos 100 quilômetros até a chegada ao Santuário Nacional São José de Anchieta, no litoral sul do Estado


O governador Paulo Hartung participou, na manhã desta quinta-feira (31), da Missa que marcou a solenidade de início da caminhada - Foto: Leonardo Duarte/ Secom-ES

O governador Paulo Hartung participou, na manhã desta quinta-feira (31), da Missa que marcou a solenidade de início da caminhada "Os Passos de Anchieta". Em sua 21ª edição, o histórico percurso feito por São José de Anchieta, entre Vitória e Anchieta, antigamente conhecidas, respectivamente, como Vila de Nossa de Senhora da Vitória e Vila de Rerigtiba, acontece até domingo (03). A solenidade foi realizada no local da largada, na Catedral de Vitória, Cidade Alta, em Vitória.

Ao todo, serão percorridos 100 quilômetros até a chegada ao Santuário Nacional São José de Anchieta.

Após a missa, o primeiro roteiro cristão das Américas segue com procissão rumo a Barra do Jucu, em Vila Velha, quando são percorridos em média 25 quilômetros. No segundo dia, a sexta (01), a concentração começa bem cedo, às 6h30, na Barra do Jucu. A paisagem, até então predominantemente urbana, passa a ter como cenário as praias do litoral capixaba. Percorrendo 28 km, os participantes caminham até Setiba, em Guarapari.

O trajeto continua no terceiro dia, o sábado (02), nos 24 km de belas paisagens entre Setiba e Meaípe, ainda em Guarapari. Na quarta e última parte, o domingo (03), os participantes percorrem os 23 km finais até Anchieta, onde são saudados pela perseverança, e recebem certificados de participação, finalizando o evento no Santuário Nacional São José de Anchieta.

A 21ª edição da caminhada "Os Passos de Anchieta", espera receber de 3,5 a 4 mil pessoas, entre brasileiros e estrangeiros. O evento é organizado pela Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta (Abapa). A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) apoia a realização de eventos no Espírito Santo, proporcionando ao capixaba a valorização da cultura local.

 


A memória dos Passos

 

"Os Passos de Anchieta" resgata o caminho percorrido por São José de Anchieta, já em seus últimos dias de vida. A caminhada reúne um grande número de participantes, que começam o trajeto sempre na data de Corpus Christi. No trajeto, é possível apreciar as paisagens que inspiravam o santo e "mergulhar" nas reflexões que a jornada oferece.

Essa programação religiosa é a quarta do tipo no mundo. Como ela existe a os famosos percursos de Santiago de Compostela, na Espanha; a trilha da Terra Santa, em Jerusalém; e a de Roma, na Itália.

Comentários