Ministério da Cultura aprova projeto cachoeirense - Jornal Fato
Cultura

Ministério da Cultura aprova projeto cachoeirense

Iniciativo que dá aulas gratuitas de capoeira para crianças de 7 a 14 anos gratuitamente é contemplado no edital Selma Couto


O Ministério da Cultura aprovou no edital Culturas Populares - Edição Selma Coco, o projeto social Água de beber, do cachoeirense Mestre Falcão. Funciona na Escola de Capoeira Agogô de N'azambi, no prédio do colégio Galdino Theodoro da Silva, no bairro Jardim Itapemirim. Crianças de sete a 14 anos podem se inscrever para fazer parte e ganhar aulas gratuitas de capoeira.

O Mestre conta que sempre se inscreve em editais públicos de cultura. Desta vez, teve sucesso. "Graças a esse projeto, 2019 inteiro poderemos fazer bastante oficinas gratuitas de capoeira com crianças carentes", comenta.

A escola Capoeira Agogô de N'azambi realiza há mais de 25 anos projetos sociais no município. "Nossa intenção é educar essas crianças com esporte e, com isso, formamos todos os anos novos professores, novos capoeiristas".

O projeto Água de Beber começou em 1992, no bairro Coramara, e se estendeu para outros bairros da cidade. "Muitos professores formados por nós já disseminam a capoeira em outras cidades e municípios vizinhos. Todos os anos, formamos novos instrutores gratuitamente".

As próximas inscrições para o projeto começam no dia 1º de fevereiro de 2019 e são gratuitas. As aulas são ofertadas para crianças de escolas públicas e de regiões de periferia de Cachoeiro. São 25 vagas a serem disponibilizadas para alunos do sexo feminino e masculino.

O dinheiro do edital, R$ 20 mil, será investido na manutenção da escola, para a contratação de novos professores, compra de novos uniformes e materiais.

 

Encontro

No dia 30 de dezembro, a partir das 9h00, acontece o 3º Encontro dos Amigos do Mestre Falcão e Primeira Colação de Grau, com entrega das graduações do projeto social. O evento contará com a presença de capoeiristas de outras municípios e Estados.

Haverá apresentações culturais, palestras, rodas de capoeira com convidados e visitantes, além da formatura. Neste ano, Mestre Falcão comemora seus 20 anos de formatura "na arte de ensinar a luta brasileira".

Comentários