Mestre da cultura popular recebe homenagem póstuma em Cachoeiro - Jornal Fato
Cultura

Mestre da cultura popular recebe homenagem póstuma em Cachoeiro

A homenagem será neste sábado (07), às 15h, na Casa dos Braga (rua 25 de Março, Centro)


Patrimônio da cultura popular de Cachoeiro de Itapemirim, reconhecido, em vida, por meio da Lei Mestre João Inácio, o mestre de capoeira Volmir Nascimento Mello, falecido em dezembro passado, receberá homenagem póstuma neste sábado (07), às 15h, na Casa dos Braga (rua 25 de Março, Centro).

Intitulado "Encontro dos alunos do mestre Volmir: a história continua", o evento é organizado por dois de seus discípulos, Bruno Fajardo (mestre Bruno) e Raphael Chiecon (professor Cachorro), e conta com apoio da prefeitura.

"Nossa finalidade é reunir várias gerações de discípulos do Volmir, estejam eles treinando ou não, fazendo parte até hoje do nosso grupo ou não, e, com isso, registrar o legado do mestre, através de conversas e fotos", explica Chiecon, ao estimar a presença de, pelo menos, 50 ex-alunos.

Viúva de Volmir, Lucinéia Ferreira também estará no encontro e diz estar orgulhosa. "Agradeço aos meninos que ficaram à frente da organização. É coisa rara, esse tipo de homenagem. Fico feliz por ele ter deixado tantas boas referências", comenta.

Volmir, que integrava o grupo Filhos da Princesa do Sul, era cachoeirense e tinha 55 anos de idade, dos quais 45 foram dedicados à capoeira.

Passou, antes, pelos grupos Senzala e Capoeira Brasil, ambos de renome nacional, que contribuíram para a formatação de seu estilo de jogo, considerado por praticantes como "técnico, eficaz e esteticamente belo". Na década de 1990, chegou a formar seu próprio grupo, o Kizomba, que foi apadrinhado por mestre Suassuna, do grupo Cordão de Ouro, um dos mais conceituados do país.

 

Lei Mestre João inácio

Em Cachoeiro, 23 mestres e grupos representantes de diversas expressões da cultura popular são reconhecidos como patrimônio vivo do município, por meio da Lei Mestre João Inácio. Os contemplados assumem o compromisso de disseminar as práticas e os saberes que detêm, para manter vivas as tradições culturais que representam. Em contrapartida, recebem um apoio financeiro anual do município. 

Comentários