Loja Artes no Sobrado, em Cachoeiro, completa um ano - Jornal Fato
Cultura

Loja Artes no Sobrado, em Cachoeiro, completa um ano

No local, os clientes irão adquirir artesanato de qualidade e com preços acessíveis


Foto: Divulgação

A loja de artesanatos Artes no Sobrado completa um ano este mês. O empreendimento foi idealizado pela artesã Clementina Lemos e aberto no dia 4 de agosto de 2018.

A loja funcionou por cerca de dez meses em um espaço perto da escola Ciac. Em julho deste ano mudou para a galeria Belas Artes e comporta artigos de 14 artesãos, sendo um de Minas Gerais.

Todas as artes feitas manualmente, como bolsas, peças de roupas em crochê, bijuterias, arte sacra, pintura em tecido, móveis rústicos, dentre outros, são vendidas no mesmo lugar. Para otimizar o espaço, cada artesão tem um dia para estar na loja e vende tanto os seus produtos quanto produtos dos colegas.

Além de vender artesanatos, os profissionais também oferecem cursos e oficinas, que custam entre R$ 40 e R$ 70, preços acessíveis para quem quer aprender e fazer trabalhos manuais. Os interessados podem adquirir mais informações sobre os cursos na própria loja.

Para Clementina, é pura alegria poder completar um ano deste projeto. "Pensei em ter um lugar que fosse digno para que expuséssemos nossa arte. Então aluguei um espaço e chamei algumas pessoas para estarem dividindo comigo as despesas".

No início não foi fácil. Dos seis sócios, quatro desistiram. Clementina e Geruza, uma das artesãs e sócia, tiveram que tocar o lugar sozinhas. "A gente teve muita dificuldade para manter a loja no começo do ano. Começamos a ver as deficiências do local, que era lindo, mas não era tão bom quanto a gente pensava. Então resolvemos mudar e hoje estamos no Belas Artes.

Não temos lucro nenhum em cima do que os artesãos vendem. Apenas dividimos as despesas e no revezamento para estar na loja. Nosso propósito é que todos se ajudem", complementa.

Conforme falado por Clementina, aqueles que ainda não conhecem a loja irão encontrar produtos totalmente artesanais, de alta qualidade, variados, com preços acessíveis e peças exclusivas, que podem ser dadas de presente, levadas para decorar casa, ou para uso pessoal.

Patrícia Rosa, que faz arte em gesso, diz que esta é uma oportunidade para que os cachoeirenses possam adquirir artesanato local. "Desta forma, a população também irá valorizar o trabalho feito por artesãos da região".

A loja fica aberta de segunda a sexta-feira nos horários de 8h00 às 18h00, e sábado, de 8h00 às 12h00.

 

Artesãos:

Ana Paula Sabadini - Bijuterias (está na loja nas quartas-feiras e sábados)

Clementina Lemos - Costura Criativa (está na loja nas terças e sextas-feiras)

Bianca - Laços e Tiaras (mora fora de Cachoeiro)

Cleomar - decoração com palha de milho*

Geruza - arte na madeira e vidro (está na loja nas segundas, terças e quartas-feiras pela manhã)

Eny - arte com conchas*

Fernanda Flores - Biscuit*

Mana - Sapatinhos de bebê e oficina de costura (está na loja nas segundas e quartas-feiras)

Mari - Velas e aromas (está na loja nas sextas-feiras à tarde)

Patricia Rosa - arte em gesso (está na loja nas sextas-feiras à tarde)

Therezinha - Croche e tricô*

Raquelzinha - (portadora de sindrome de Down) arte em mdf e papel marche*

Raquel - crochê em barbante*

Viviane - Terços*

Móveis rústicos de Minas Gerais.

 

*Estão na loja em horários variados.

 

Comentários