Livro destaca a cultura popular de Cachoeiro - Jornal Fato
Cultura

Livro destaca a cultura popular de Cachoeiro

O livro "Fésta: fé e festa", do fotógrafo Luan Faitanin Volpato e do arquiteto e professor Genildo Coelho Hautequestt Filho será lançado sábado


Foto:Luan Faitanin Volpato

Será lançado, no próximo dia 24, o livro "Fésta: fé e festa", de autoria do fotógrafo Luan Faitanin Volpato e do arquiteto e professor Genildo Coelho Hautequestt Filho, às 19h00, na comunidade quilombola de Monte Alegre, no interior de Cachoeiro de Itapemirim. A obra aborda os conceitos de fé e festa presentes nas práticas de grupos tradicionais atuantes na cidade, como os de caxambu, folias de reis, bate flechas e charola de São Sebastião. Viabilizado por meio da edição de 2017 da Lei Rubem Braga, da Prefeitura Municipal de Cachoeiro, o livro conta com registros fotográficos de Luan e pesquisa de Genildo.

Um dos autores da obra, Genildo explica que a proposta de "Fésta" é dar sequência ao trabalho de valorização da cultura popular no município, desenvolvido pela Associação de Folclore de Cachoeiro de Itapemirim há quase vinte anos. "Este livro é fruto de muitos anos de vivências e aprendizagens nas comunidades tradicionais de Cachoeiro, convivendo com pessoas muito especiais, que sempre me impressionaram muito por sua sabedoria, uma sabedoria que não é proveniente dos bancos escolares, mas da vida", pontua ele.

"Nosso papel, enquanto agentes atuantes na cultura local, é trazer à luz a riqueza dessa importante produção cultural de nossa cidade. Com 'Fésta', conseguimos captar a essência de alguns dos nossos grupos folclóricos tradicionais e traduzi-la por meio de uma rica seleção de fotografias e um conteúdo textual bem informativo. Esse projeto é realmente uma festa para celebrar uma cultura que não pode desaparecer", afirma Luan, também autor do livro.

Na ocasião, também ocorrerá o encerramento do projeto "Roda do Mês", que vem sendo desenvolvido em Monte Alegre desde o início do ano, e consiste na transmissão de conhecimentos sobre o tradicional grupo de caxambu "Santa Cruz" aos jovens do quilombo. Além de uma grande roda de caxambu, também haverá apresentações de diversos grupos pertencentes à Associação de Folclore de Cachoeiro de Itapemirim - muitos deles retratados no livro "Fésta". O projeto "Roda do Mês" é financiado pelo Funcultura, da Secretaria de Estado da Cultura - Secult, por meio do Edital 8 - Culturas Populares.

 

Como chegar

Seguir pela BR482 (sentido Cachoeiro x Alegre) e virar à direita no trevo de Burarama. Após a sede do Incaper, virar à direita e seguir por mais 8 km de estrada não pavimentada (que passa por dentro da Floresta Nacional de Pacotuba) até a comunidade de Monte Alegre.

 

Comentários