Jornalista lança livro e faz sessão de autógrafos no Perim Center - Jornal Fato
Cultura

Jornalista lança livro e faz sessão de autógrafos no Perim Center

O livro já teve seu primeiro lançamento na Bienal do Rio de Janeiro


Foto: Márcia Leal

A jornalista Anete Lacerda irá lançar seu livro E Se Fosse Você em Cachoeiro de Itapemirim neste sábado (7). O evento acontece no Perim Center a partir das 10h.

O livro já foi previamente lançado no dia 4 de setembro, na Bienal do Rio de Janeiro. Este é o primeiro livro da autora, pela Editora Colli Books. A obra conta com uma linguagem sensível e belas ilustrações do artista Fernando Fernandes. É paradidático e aborda o bullying e a gordofobia.

Antes do lançamento, às 10h, haverá contação de histórias com Maria Elvira Tavares. A partir deste horário, o livro será vendido. Às 16h a escritora fará uma sessão de autógrafos.

 

O bullying

Anete conta que sentiu o preconceito na pele e que quando isso aconteceu, não tinha noção do que era. "Achava que tinha alguma coisa errada comigo. Parecia um peixe fora d'água. E reagia, muitas vezes, da pior forma possível. Brigando todos os dias na escola para me defender".

Dica

Muitas famílias ainda parecem não perceber quando as crianças sofrem bullying e ignoram o silencio e distanciamento delas. Para esses casos, a escritora dá dicas: "A família precisa estar atenta e pronta para ouvir. A mãe da personagem Lili percebeu que alguma coisa estava errada e fez todo um movimento junto à escola para corrigir o problema. E é isso que as famílias devem fazer. Não naturalizar a dor e a violência provocada pelo bullying, gordofobia e racismo, como se fossem desimportantes. É preciso reagir e dar apoio para que o problema seja superado. Acima de tudo, deixar bem claro que se tem alguma coisa errada, é com parte da sociedade que não respeita as diferenças. Fortalecer a autoestima é fundamental", explica.

Novo livro

Anete já prepara um novo livro, com outro tema importante: relação com pessoas mais idosas.

Sobre o novo projeto, o que ela adianta é que, atualmente, o respeito perdeu espaço para a intolerância, indiferença e para o ódio. "Vivemos época de individualismo exagerado. Entendo como importante resgatar o lugar do afeto. Abordar isso com nossas crianças, especialmente em relação aos mais idosos, quando não têm mais a mesma energia e se tornam dependentes dos netos, a quem sempre trataram com todo o amor e carinho. Então, é falar de reciprocidade. Da importância da família em qualquer tempo".

Presente de Natal

Como presente de Natal, Anete Lacerda pede mais respeito às diferenças. Que ninguém seja discriminado em função de sua condição social, cor da pele, peso ou credo religioso.

"Deveríamos, de fato, nos tratar como iguais. Certamente a convivência em sociedade seria mais harmônica. Confesso que ando realmente assustada com a cultura do ódio dos dias atuais. Se as crianças entenderem sobre o respeito, creio que serão cidadãos muito melhores que nós. Espero que a história de Lili contribua para isso", finaliza.

 

Confira a entrevista completa sobre a obra: 

Jornalista que já sofreu bullying fala sobre primeiro livro

Comentários