II Festival Velho Bandido celebra Sérgio Sampaio sábado

Eterno: na data de aniversário de um dos maiores nomes da música cachoeirense, evento promove a produção autoral homenageando e salvaguardando o legado do ícone

11/04/2024 18:25
II Festival Velho Bandido celebra Sérgio Sampaio sábado /Reprodução

Um dos ícones da música cachoeirense, Sérgio Sampaio é celebrado neste sábado (13), data de seu aniversário e quando acontece a grande final do Festival Velho Bandido 2ª Edição. 

Falecido precocemente, por conta de pancreatite, aos 47 anos de idade, em 1994, o compositor nascido em Cachoeiro de Itapemirim em 13 de abril de 1947 deixou como legado poética obra atemporal, cultuada por gerações, inclusive as mais novas, e até tema de estudos acadêmicas pelo Brasil afora. 

O evento, aberto ao público, começa a partir das 15h, na pracinha do Independência (Rua Prefeito Seabra Muniz), bairro onde Sérgio Sampaio passou a infância e adolescência, até se radicar no Rio de Janeiro.

Estão programados shows de Dinastia Zé convida Luís Capucho, André Prando canta Sérgio Sampaio com Duo Zebedeu, além dos finalistas do concurso. Dinastia Zé é a banda vencedora da primeira edição do Velho Bandido, realizada no ano passado. 

 

 

A proposta do festival é destacar e valorizar a produção autoral local e capixaba, com o objetivo de apresentar novos compositores e movimentar a cena criativa, homenageando e salvaguardando o legado de um dos maiores nomes cachoeirenses. 

Velho Bandido é o título de uma das músicas de maior sucesso de Sérgio Sampaio, que marcou gêneros diversos, como samba, bolero, rock, blues.

?Estamos cuidando de cada detalhe para que seja uma experiência inesquecível, tanto para os artistas participantes, quanto para o público. O festival quer trazer a comemoração tão merecida do artista da terra, Sérgio Sampaio, e presentear os artistas atuais com um evento que celebra a música autoral, que infelizmente ainda possui pouca aceitação na cidade, nos bares e eventos?, declara a produtora Amanda Malta.  

Poesia na calçada

Trazendo um complemento para a programação, simultaneamente o evento terá um palco livre intitulado ?Lugar de poesia é na calçada?, frase marcante da música ?Cada lugar na sua coisa?, de Sampaio. 

O espaço é voltado aos jovens de escola pública para apresentações nos intervalos de cada show do palco oficial. 

Além disso, na rua do festival, também haverá feira de artesanato, venda de livros, vinis e foodtrucks com bebidas e comidas. 

A segunda edição do Velho Bandido é organizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, de incentivo cultural.