Homenagens a Luz del Fuego seguem com exibição de documentário e debate - Jornal Fato
Cultura

Homenagens a Luz del Fuego seguem com exibição de documentário e debate

Temáticas sobre os direitos da mulher também farão parte da conversação


Organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), a agenda de homenagens à Luz del Fuego, em Cachoeiro, seguem nesta quarta-feira (13), no Centro Universitário São Camilo, com fórum de debate e documentário sobre a vida de Dora Vivacqua, nome de batismo da artista.

Aberto ao público, o evento será no Campus I da instituição de ensino, no bairro Paraíso. Marcado para começar às 18h30, o fórum de debate terá como tema a vida de Luz del Fuego e como sua história impactou o papel e o poder da mulher na sociedade. Temáticas sobre os direitos da mulher e abordagens afins também farão parte da conversação.


"O meio acadêmico fica muito feliz em receber as discussões sobre um elemento histórico importante, que é a Luz del Fuego, cachoeirense, ícone de uma época, e que lançou possibilidades para o universo feminino", declara Rafael Magalhães, que será o mediador do debate e é professor do colegiado de História do centro universitário, uma das instituições que estão apoiando a agenda promovida pela Semcult.

Um dos componentes da mesa redonda, o professor Carlos Jordan Alves, relata a importância histórica que teve Dora Vivacqua, ao desafiar os padrões morais das elites nacionais, e em conseguir romper as ideias do patriarcado. "Mesmo com a resistência da história regional em reconhecer sua importância, Luz del Fuego foi o início de uma revolução da qual hoje colhemos os frutos", ressalta. "Luz é uma daquelas personagens que nem mesmo a história tem a capacidade de apagar", completa.

O documentário "Divina Luz", dirigido por Ricardo Sá e que retrata a vida da célebre artista cachoeirense, também será exibido, na ocasião.

"Luz foi uma personalidade cachoeirense que rompeu barreiras e preconceitos, e, por causa disso, podemos colocar à mesa, em debates, temas tão pertinentes e importantes", avalia Valquíria Volpato, consultora interna da Semcult. 

Encerramento

Nesta quinta-feira (14), o encerramento da programação será na Praça Jerônimo Monteiro, às 18h, com o sarau informativo "Que haja Luz!", em que participarão comissões de Direitos Humanos e da Mulher Advogada da subsessão da OAB/ES, no município, instituições que também estão apoiando a programação organizada pela prefeitura. O evento é aberto ao público. 

Comentários