Histórias e tambores embalam projeto cultural em Monte Alegre - Jornal Fato
Cultura

Histórias e tambores embalam projeto cultural em Monte Alegre

As edições do projeto ?O som de Monte Alegre? ocorrem mensalmente e são totalmente gratuitas e abertas à visitação popular


Foto: Luan Faitanin Volpato

Desde o mês janeiro, as crianças e os adolescentes da comunidade quilombola de Monte Alegre, no interior de Cachoeiro de Itapemirim, têm a oportunidade de aprender mais sobre sua cultura, sua história e os costumes de seus antepassados. Durante todo o ano de 2019, o local sedia o projeto "O som de Monte Alegre", que tem como foco principal reforçar a difusão dos conhecimentos quilombolas tradicionais aos mais jovens.

Uma vez por mês é realizada uma roda de conversa entre as mestras do caxambu "Santa Cruz" Maria Laurinda Adão, Adevalmira Adão Felipe e Neuza Gomes Ventura e os integrantes mais novos do grupo, que garantirão sua continuidade. Ao final, sempre é formada uma roda de caxambu, e, assim, as crianças e os adolescentes têm um momento prático de aprendizagem.

"Esse projeto, com certeza, contribui para a redução do preconceito sofrido pelos praticantes do caxambu, tanto pelo fato de serem negros quanto pelo caxambu ainda ser estritamente identificado com as religiões de matrizes africanas. Além disso, proporciona maior propagação dessa cultura tradicional para além do quilombo", afirma Fátima Buzatto, turismóloga, secretária da EMEB Monte Alegre e uma das organizadoras do projeto.

O grupo de caxambu "Santa Cruz" de Monte Alegre tem mais de 130 anos de fundação, está em atividade até os dias de hoje e é certificado pelo IPHAN como Patrimônio Imaterial do Brasil. Ele é liderado há mais de 50 anos pela mestra Maria Laurinda Adão, e conta com a participação de vários moradores da comunidade. O ponto alto dos festejos do "Santa Cruz" ocorre anualmente em 13 de maio, quando é realizada no local a festa "Raiar da Liberdade", em que o grupo, juntamente com seus convidados, relembra e celebra o fim da escravidão no Brasil.

As edições do projeto "O som de Monte Alegre" ocorrem mensalmente e são totalmente gratuitas e abertas à visitação popular. O encontro de abril ocorrerá no próximo sábado (6), às 19h, em Monte Alegre. O projeto é financiado pelo Funcultura, da Secretaria de Estado da Cultura - Secult, por meio do Edital 13 - Seleção de Projetos Culturais de Educação Patrimonial no Estado do Espírito Santo.

 

Como chegar

Seguir pela BR482 (sentido Cachoeiro x Alegre) e virar à direita no trevo de Burarama. Após a sede do Incaper, virar à direita e seguir por mais 8 km de estrada não pavimentada (que passa por dentro da Floresta Nacional de Pacotuba) até a comunidade de Monte Alegre.

 

Comentários