Helinho Sampaio celebrado em sarau

Para o dia 21 de agosto, na Casa da Memória, está marcado evento de inauguração de mural erguido em homenagem a saudoso cantor, compositor e violonista, membro de família lendária na música

07/08/2023 11:23
Helinho Sampaio celebrado em sarau /Foto: André Fachetti

Cantor, compositor, violonista, artista que viveu para difundir as obras de seu irmão Sérgio Sampaio. Este era Helinho, que também era amigo, carismático, talentoso... grande figura Cachoeirense que tem deixado saudade em muitos corações.

Para o dia 21 de agosto está marcado o sarau de inauguração do mural erguido em sua homenagem. Evento que promete atrações artísticas (show de Amélia Barreto, Alessandra Biato, Leandro Margozzo), roda de conversa com amigos (Maria Elvira Tavares Costa, Lucas Moraes, entre outros) e muitas memórias.

O local é a Casa da Memória (Biblioteca Municipal, Rua 25 de Março, Centro), às 19h00, com entrada franca.

O projeto é denominado ?Desengaveta o Sampaio?. E tem a proposta de não somente homenagear essa grande figura, mas fazer uma ode a tudo que ele representou e ainda representa para Cachoeiro. Relevar a todos suas composições, suas histórias e sua paixão pela música e pela vida, destaca a organização.  

Filho do maestro Raul Gonçalves Sampaio, Helinho - que faleceu em setembro de 2020, aos 64 anos -, além de irmão do lendário Sérgio Sampaio, era primo de Raul Sampaio Cocco, considerado um dos maiores compositores brasileiros.

Nos últimos anos de vida, como servidor da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, dedicou-se ao ensino de violão em projeto de oficinas artísticas da Prefeitura de Cachoeiro, contribuindo com a formação musical de crianças e adolescentes da cidade.