Grupo de dança cachoeirense é destaque em Pernambuco

Com nota 10 unânime, Emoções conquista 1º lugar na categoria máster (acima de 40 anos) na edição em Pernambuco do Festival Internacional de Dança CBDD

19/08/2024 15:22
Grupo de dança cachoeirense é destaque em Pernambuco /Reprodução/Instagram

Incontestavelmente (recebeu nota 10 de todos os jurados), o Grupo de Dança Emoções, de Cachoeiro de Itapemirim, sagrou-se campeão, na categoria máster (acima de 40 anos), da edição em Pernambuco do Festival Internacional de Dança CBDD.

Ocorrido no período de 10 a 18 de agosto, em Recife, o evento levou à capital pernambucana nomes renomados nacionais e estrangeiros para compor a banca de júri e ministrar workshops para bailarinos, professores e profissionais da área.

Composto por mais de duas dezenas de mulheres acima de 60 anos de idade, o Grupo de Dança Emoções foi formado em 2009 em Cachoeiro.

O nome do grupo é uma homenagem ao ícone local Roberto Carlos. E sua proposta, promover valorização e qualidade de vida para a terceira idade. 

?Nossa cidade é berço de grandes talentos e o Grupo de Dança Emoções cumpre essa vocação cachoeirense para as artes. Para além do potencial cultural, o grupo trabalha com inclusão ao mostrar as capacidades artísticas de pessoas na terceira idade. Destaco também que não são muitos os profissionais que se dedicam ao desenvolvimento do processo criativo nessa faixa etária e nesse sentido, a coreógrafa Marcia Teixeira tem muito mérito.  O grupo enche a capital secreta de orgulho", declara a secretaria municipal de Cultura, Fernanda Martins.

 

CBDD

O CBDD (Conselho Brasileiro da Dança) nasceu nos anos 1970, idealizado por ex-bailarinos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.   

Além de inúmeras oportunidades através de bolsas e premiações especiais, o seu evento ainda conta com parcerias com outros festivais, incentivando um intercâmbio cultural importante para auxiliar a formação da nova geração de bailarinos.

De acordo com a organização, busca unir os amantes da dança no propósito de fortalecer a classe artística e valorizá-la como meio de transformação social, possibilitando a vivência de novas experiências, melhorando a comunicação entre as pessoas, criando novos laços sociais e estimulando a expressão de opiniões e sentimentos para o engrandecimento da arte da dança.