Gabinete da Cultura visita Cachoeiro em 3 de maio - Jornal Fato
Cultura

Gabinete da Cultura visita Cachoeiro em 3 de maio

A Semcult, de Cachoeiro, participou como convidada do lançamento da iniciativa estadual, nesta semana


- Divulgação/PMCI

Cachoeiro de Itapemirim será a segunda cidade capixaba a receber o Gabinete Itinerante da Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O encontro vai acontecer no Teatro Municipal Rubem Braga (avenida Beira Rio, bairro Guandu), no próximo dia 3, a partir das 15h30. A reunião é voltada para prefeituras e gestores da região, além de produtores de cultura locais.

Lançada em Conceição da Barra, no norte do estado, nesta terça-feira (23), a iniciativa está integrada nas ações de desenvolvimento regional do governo do Espírito Santo, juntamente do Escritório Avançado da Cultura - que também teve suas atividades iniciadas no mesmo dia - e dos Conselhos Regionais.

Considerada como referência em gestão cultural no estado, a Secretaria de Cultura e Turismo de Cachoeiro (Semcult) foi convidada a participar do lançamento desses dois projetos, para apresentar suas boas práticas de fomento à cultura, como a Lei Rubem Braga. 

"Nós já vínhamos tendo esse diálogo com a Secretaria de Estado da Cultura. Mas o Gabinete Itinerante vai estreitá-lo ainda mais, o que será fundamental. Precisamos diminuir a distância e ampliar o debate, para que possamos definir e implementar ações conjuntas e, com isso, criar uma uniformização extremamente positiva, gerando, assim, políticas mais abrangentes", avalia a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

"Convidamos a Semcult a Conceição da Barra justamente para promover esse intercâmbio de experiências. Cachoeiro tem uma atuação na cultura bem destacada, com mecanismos ágeis e modernos de fomentos. Foi bem inspiradora a fala da Fernanda para os gestores do norte. Vai ser muito positivo ver de perto essas políticas que Cachoeiro tem construído e, também, conversar com os fazedores de cultura da região. Desse modo, vamos entender como poderemos contribuir com essas políticas desenvolvidas pelo município cachoeirense e como podemos aumentar o nível de participação de artistas e produtores locais nos nossos programas de fomento. A expectativa, portanto, é muito boa", destaca o secretário estadual de Cultura, Fabricio Noronha.

Produtores e artistas locais poderão enviar demandas e sugestões para o Gabinete Itinerante da Cultura em Cachoeiro, preenchendo um formulário online disponibilizado pela Secult no seguinte endereço eletrônico: http://bit.ly/2Uigd3U.

Comentários