Estado reconhece contribuição cultural - Jornal Fato
Cultura

Estado reconhece contribuição cultural

Seis personalidades da Cultura Capixaba receberão a Comenda Rubem Braga ? duas são de Cachoeiro


O compositor Raul Sampaio Cocco e a mestra Maria Laurinda serão homenageados na próxima quinta (20) - Divulgação

Na próxima quinta-feira (20), às 18h00, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), vai entregar premiação de reconhecimento a seis personalidades da Cultura Capixaba: a Comenda Rubem Braga. O prêmio é entregue a pessoas que contribuem para o desenvolvimento da Cultura no Estado, preservando e difundindo as mais diversas manifestações em todas as suas modalidades e formas.

A solenidade de entrega das medalhas vai contar com duas atrações culturais. Na abertura, a apresentação do Grupo Fames Brasileiríssimo, e no encerramento da noite, o Grupo Caxambu Santa Cruz de Monte Alegre, comandado por Maria Laurinda, uma das homenageadas da noite.

A comenda Rubem Braga surgiu diante da necessidade de reconhecimento público das ações, da história e da memória de artistas, profissionais e autoridades de destaque no cenário cultural do Espírito Santo. O prêmio foi criado em 27 de março de 2013, a fim de conceder medalha e diploma para personalidades capixabas, anualmente.

 

Conheça os homenageados de 2018:

 

Raul Sampaio Cocco

Raul Sampaio Cocco (Cachoeiro de Itapemirim, 6 de julho de 1928), mais conhecido por Raul Sampaio, é um cantor e compositor brasileiro. Foi o compositor da música Meu Pequeno Cachoeiro, interpretada pelo cantor Roberto Carlos em homenagem à cidade onde ambos nasceram.

 

Starley Bonfim

Nome importante de liderança da cultura jovem da periferia. Ganhador de prêmios dos editais do Programa Ocupação Social. Grafiteiro com destaque nacional.

 

Juliana Lisboa

Articuladora do coletivo O Parque, no Centro de Vitória. Foi responsável pelos murais do mercado da Vila Rubim, feitos com recursos dos editais da Cultura.

 

Maria Laurinda

Liderança que simboliza a força do povo e da cultura negra. Mestra de Caxambu, parteira, coveira, mãe de santo, líder comunitária e missionária, Maria Laurinda Adão luta para que as raízes e tradições do povo afro-brasileiro permaneçam sempre vivas e que a memória de seu bisavô, Escravo Adão, fundador da comunidade Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim, seja preservada.

 

Getúlio Neves

Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, onde ingressou em 1997, e que atualmente preside. É membro da Academia Espírito-Santense de Letras, onde ingressou em 2005 e integra o quadro de vice-presidentes. É sócio correspondente dos Institutos Históricos e Geográficos do Rio de Janeiro e de São Paulo, e também do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano. 

 

Silvio Barbieri

Um dos fundadores da Orquestra de Viola e Sanfona de São Pedro de Itabapoana em Mimoso do Sul e fundador, arranjador e regente da Orquestra Municipal de Alto Benevente em Alfredo Chaves.

 

Serviço:

Entrega da Comenda Rubem Braga

Data: Quinta-feira, 20/12

Horário: a partir das 18h

Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral

Praça João Clímaco, Cidade Alta, Centro de Vitória

Aberto ao público

Comentários