Espetáculo nacional abre agenda cultural em Cachoeiro - Jornal Fato
Cultura

Espetáculo nacional abre agenda cultural em Cachoeiro

A agenda de junho do Teatro Municipal Rubem Braga, em Cachoeiro de Itapemirim será aberta hoje com a apresentação da peça nacional ?Leite Derramado?


Peça Leite Derramado é adaptação do livro homônimo, de Chico Buarque

A agenda de junho do Teatro Municipal Rubem Braga, em Cachoeiro de Itapemirim será aberta nesta terça (05) com a apresentação da peça nacional "Leite Derramado" (classificação 14 anos). Nesta quarta-feira (06), haverá nova encenação. As sessões, em ambos os dias, começam às 20h00 e têm entrada franca - os ingressos podem ser retirados com antecedência na bilheteria do teatro. 

Dirigido por Roberto Alvim, o texto é uma adaptação teatral do livro "Leite Derramado", do cantor, compositor e escritor Chico Buarque. A obra original é vencedora dos prêmios Jabuti, Bravo! e Portugal Telecom.

Já a peça, da companhia Club Noir e Cubo Produções, foi eleita a melhor de 2016 pelos jornais Folha de S. Paulo e O Globo, além de ter sido indicada aos prêmios Shell e da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

O protagonista da história é Eulálio D'Assumpção, que, aos 100 anos de idade, encontra-se abandonado numa maca em um corredor de hospital público. É o herdeiro de uma tradicional família que chegou ao país com a corte portuguesa.

Delirando, nos últimos instantes de sua vida, Eulálio é atravessado por eventos cruciais da história do Brasil (como o período escravocrata e a ditadura), em um pandemônio no qual ruem as fronteiras que separam mundo interno e mundo externo, passado e presente, memória e imaginação, religião e poder, indivíduo e sociedade, política e mitologia.

 

Diretor dá oficina gratuita de dramaturgia

Como parte da turnê de "Leite Derramado", que é patrocinada pelo edital de circulação cultural da Petrobras, o diretor Roberto Alvim dará oficina gratuita de dramaturgia amanhã, no próprio Teatro Rubem Braga, das 14h00 às 18h00. São 20 vagas, voltadas para autores, diretores e atores locais.

Dramaturgo, diretor e professor de Artes Cênicas, atuando profissionalmente há 25 anos, Alvim escreveu e dirigiu mais de uma centena de peças, encenadas no Brasil e em países como França, Alemanha, Bélgica, Suíça, Argentina e México.

Comentários