Espaços culturais são opções no fim de semana em Cachoeiro - Jornal Fato
Cultura

Espaços culturais são opções no fim de semana em Cachoeiro

Na Casa dos Braga, público pode conferir gravuras do artista argentino Carybé


- Divulgação/PMCI

Espaços culturais de Cachoeiro de Itapemirim oferecem opções de programação para se curtir o fim de semana na cidade, conhecendo melhor a história e personalidades cachoeirenses. 

O Museu Ferroviário Domingos Lage (Antiga Estação), localizado na rua Cel. Francisco Braga, Centro, abriga, atualmente, a exposição "Coisas de Mestre", uma mostra fotográfica sobre cultura popular, que apresenta mestres representantes de diferentes grupos folclóricos do município. Além disso, o museu tem um acervo permanente de fotografias, documentos e móveis que ajudam a contar a história das atividades ferroviárias da cidade. O funcionamento aos sábados é das 9h às 15h.

Outra opção é a Casa dos Braga, patrimônio histórico municipal que fica na rua Vinte e Cinco de Março, Centro. Ali viveu o primeiro prefeito de Cachoeiro, o Cel. Francisco de Carvalho Braga, pai de duas célebres personalidades capixabas: Newton e Rubem Braga, dois grandes nomes da literatura brasileira. A casa também está aberta a visitação aos sábados, das 9h às 15h, e os visitantes encontram lá amplo acervo relacionado à família Braga, inclusive, mobiliário.

Já para aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre a vida e a obra do rei da música popular brasileira, a Casa de Cultura Roberto Carlos, que fica na rua João de Deus Madureira, Recanto, conta, por meio de fotos, discos, quadros e instrumentos musicais, a infância e os primeiros passos na carreira do filho mais ilustre de Cachoeiro. As visitas estão abertas aos sábados e domingos, no horário das 9h às 15h.

Circo da Cultura

Brincadeiras, diversão e leitura estão na programação preparada para as famílias de Cachoeiro que comparecerem, no  domingo (17), ao Circo da Cultura, localizado na Praça de Fátima. Lá,  acontece mais um Domingo na Praça, com atividades das 9h às 12h.

O projeto, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), tem como uma de suas propostas oferecer o resgate de brincadeiras e passatempos antigos, como morto-vivo, corrida do saco, bambolê e amarelinha. Essas e outras atrações serão conduzidas pelo palhaço Beleza.

A geloteca (geladeira reutilizada como biblioteca) e a revisteca são opções para quem quer aproveitar a manhã de domingo na companhia de uma boa leitura. O acervo conta com livros, jornais, revistas e gibis.

 

Comentários