Espaços culturais receberam 50 mil pessoas em 2018 - Jornal Fato
Cultura

Espaços culturais receberam 50 mil pessoas em 2018

Teatro Rubem Braga teve maior público: 29 mil espectadores em 179 apresentações


- Divulgação/PMCI

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro, pelo menos 50 mil pessoas visitaram os principais espaços culturais do município em 2018. 

O levantamento abrange os públicos recebidos pelo Teatro Municipal Rubem Braga, Casa dos Braga, Casa de Cultura Roberto Carlos, Museu Ferroviário Domingos Lage, Biblioteca Municipal Major Walter dos Santos Paiva e Biblioteca Distrital Professor José de Barros Silva, em Itaoca.

O maior público foi registrado pelo Teatro Rubem Braga: mais de 29 mil espectadores nas 179 apresentações de teatro, dança e música que o espaço recebeu ao longo do ano, com participação de artistas locais, do estado e de outras regiões do país. 

Pela Casa de Roberto Carlos passaram quase 8 mil pessoas, incluindo fãs do Rei oriundos de diversos estados brasileiros e de outros países. De acordo com a coordenação do espaço cultural, o movimento cresceu 23% em relação a 2017. 

"Estamos satisfeitos com o resultado, de modo geral. Temos trabalhado muito para tornar os nossos centros culturais mais dinâmicos, acolhedores e atraentes, tanto para quem mora em Cachoeiro quanto para quem nos visita. Neste ano, esperamos melhorar ainda mais esses números", avalia a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

Visite os centros culturais de Cachoeiro!

Museu Ferroviário Domingos Lage

Funciona na antiga Estação Ferroviária de Cachoeiro, inaugurada em 1903, e que, durante décadas, ligou o sul do Estado ao Rio de Janeiro e a Vitória. Localizado no Centro (rua Cel. Francisco Braga), o prédio mantém as características da construção. Atualmente, recebe mostras temporárias e expõe de forma permanente um acervo que ajuda a contar a história das atividades ferroviárias no município. De segunda a sexta de 9h às 18h e  aos sábados e feriados de 7h:30 às 13h:30. Mais informações: 3155-5691.

Teatro Municipal Rubem Braga

Inaugurado no ano 2000, tem capacidade para 292 pessoas. Recebe espetáculos teatrais, de dança, música e eventos culturais, entre março e dezembro. Fica na rua Joaquim Vieira, s/nº - Guandu (com a avenida Beira Rio). Mais informações: (28) 3155-5356 e site teatromunicipalrubembraga.com.br.

Casa dos Braga

Patrimônio Histórico Municipal, tombado em 1985, a Casa dos Braga foi declarada de utilidade pública, por ali terem vivido os irmãos escritores Newton e Rubem Braga, filhos do coronel Francisco de Carvalho Braga, primeiro prefeito da cidade. Poeta, jornalista e ativista cultural, Newton foi o criador do Dia de Cachoeiro e Rubem, considerado o maior cronista brasileiro. Após restauração, em 2017 o imóvel passou a abrigar exposições compostas de mobiliário e acervo da família Braga. De segunda a sexta-feira, o local fica aberto das 9h às 18h, e aos sábados e feriados, das 9h às 15h. Mais informações: (28) 3155-5258.

Casa de Cultura Roberto Carlos

Casa onde o cantor nasceu e viveu até os 13 anos com a família. O imóvel tem acervo com fotos, discos, quadros e instrumentos musicais que ajudam a contar um pouco da história do Rei. Na praça na entrada da casa, localizada na rua João de Deus Madureira, bairro Recanto, está uma estátua feita em mármore branco que retrata o artista. Abre todos os dias,  das 9h às 18h , sendo sábados, domingos e feriados no horário de 9h às 15. Telefone: 3155-5257. 

Bibliotecas 

Com acervo composto por mais de 15 mil livros, a Biblioteca Municipal Major Walter dos Santos Paiva funciona, temporariamente, na sede do antigo Clube Ita (rua Dr. José Paes Barreto, Centro), enquanto a Casa da Memória passa por reforma. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
 Telefone: 3155-5272. 

Já a Biblioteca Professor José de Barros Silva funciona no distrito de Itaoca, ao lado da Igreja Matriz, de segunda a sexta, funciona das 8h às 11h e de 12h às 17h. 

Comentários