Escola Agogô de N'Zambi realiza sexto encontro de capoeira em Cachoeiro

Arte-luta brasileira em destaque hoje: evento está programado para começar agora, às 9h, na quadra de esportes da Escola Municipal "Athayr Cagnin", no bairro Nossa Senhora de Fátima. A entrada é gratuita

22/10/2023 08:54
Escola Agogô de N'Zambi realiza sexto encontro de capoeira em Cachoeiro /Divulgação

A Escola de Capoeiragem Agogô de N'Zambi realiza em Cachoeiro de Itapemirim, neste domingo (22), seu 6º Encontro de Capoeira. 

O evento está programado para começar às 9h, na quadra de esportes da Escola Municipal ?Athayr Cagnin?, no bairro Nossa Senhora de Fátima. A entrada é gratuita. 

O ponto alto é a formatura de novos professores do grupo e troca de cordões (graduações) dos demais alunos. 

Da programação consta, também, uma manhã de saberes e vivências com mestre Walter Roots, da Associação São Salvador de Capoeira e Cultura, do município de Serra. 

Há, ainda, a exposição ?Contando a História da Capoeira de Forma Itinerante?, de autoria do capoeirista Thiago Adame, o professor Adame, integrante da Agogô de N'Zambi, que será formado durante o evento. 

A realização da exposição conta com recursos do Programa de Coinvestimento Fundo a Fundo, do Governo do Estado, e pelo Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

 

Mais de 40 anos de dedicação à arte-luta brasileira 

Fundador da Escola Agogô de N'Zambi, Aldeci Gomes, o mestre Falcão, dedica-se à capoeira há 41 anos. 

Começou a praticá-la em 1982 e foi formado mestre, em 1998, por Carlos Augusto Peixoto, o mestre Timbó, fundador da Associação de Capoeira Navio Negreiro, de Campos dos Goytacazes (RJ). 

Além de presidir sua entidade, Falcão é diretor Regional Sul da Federação de Capoeira do Espírito Santo (Fecaes) e patrimônio vivo da cultura popular de Cachoeiro de Itapemirim (reconhecido por meio da Lei Mestre João Inácio). 

A Agogô de N'Zambi foi fundada por ele, em Cachoeiro, em 2019. Hoje, a escola possui filiais no Espírito Santo (em Vitória), no Rio de Janeiro (nas cidades de Angra dos Reis e Armação dos Búzios) e, ainda, em Portugal (Lisboa), na Europa.