Encontro de Folia de Reis anima Muqui - Jornal Fato
Cultura

Encontro de Folia de Reis anima Muqui

O encontro será no sábado (20) e contará com 50 grupos folclóricos vindos de várias cidades do Espírito Santo e também de outros estados.


 

 

Um festejo onde as cores, a musicalidade e a fé ocuparão as ruas do Sítio Histórico de Muqui. É a 66ª edição do Encontro Nacional de Folia de Reis, um dos mais tradicionais eventos folclóricos e artísticos do Estado. O encontro será no sábado (20) e contará com 50 grupos folclóricos vindos de várias cidades do Espírito Santo e também de outros estados. A entrada é franca.

 

O Encontro começa às 10h00 e segue até as 20h00, com uma extensa programação. A concentração dos foliões para o início dos festejos será na tenda cultural, localizada no Jardim Municipal. Durante todo o dia haverá diversas atividades como Encontro de Mestres, cortejo, bênção na Igreja de São João Batista, cantoria em diversos locais da cidade e apresentação dos Palhaços da Folia.

 

Um dos destaques que mais chamam atenção é a beleza dos grupos, compostos por músicos que tocam vários instrumentos, a maioria de confecção artesanal, além das fantasias coloridas e as máscaras criativas dos Palhaços da Folia que encantam ainda mais a festa.

 

0 66º Encontro Nacional de Folia de Reis de Muqui é uma realização da Prefeitura de Muqui, com o patrocínio do Banestes - Banescard, e com o apoio do Governo do Estado do Espírito Santo por meio da Secretaria da Cultura, da Comissão Espírito-Santense de Folclore, e da Associação de Folclore de Muqui.

 

História

Em 1950, foi realizado o Torneio de Folias em Muqui - evento que deu origem ao Encontro Nacional de Folias. É o mais antigo e maior encontro de Folias do Brasil. De origem europeia, esse folguedo está ligado às festividades natalinas da igreja. Em terras brasileiras, a Folia de Reis ganhou força no século XIX, nas regiões onde a cafeicultura prosperou, sobretudo nas pequenas cidades de estados como Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Goiás.

 

O evento promove a valorização, o fortalecimento, a difusão da cultura popular e, ao mesmo tempo, estimula o fomento do turismo, trazendo diversos benefícios para a cidade, como o desenvolvimento econômico, cultural e social da região.

 

Programação: 20 de agosto de 2016 - sábado

10h - Abertura oficial do evento na Tenda Cultural no Jardim Municipal - Centro da cidade.

13h - Cantoria das Folias de Reis na Tenda Cultural

14h - Reunião dos Mestres no Teatro Neném Paiva

15h - Cortejo das Folias de Reis nas ruas principais da cidade em direção à Igreja São João Batista

16h - Bênção das Folias de Reis na Igreja São João Batista

17h - Apresentação das Folias na região central da cidade

18h - Grande encontro das Folias de Reis na Tenda Cultural com apresentação dos Palhaços

19h - Entrega de troféu de participação na Tenda Cultural

20h - Encerramento com Show Musical na Tenda Cultural

 

Comentários