Domingo tem estreia de Teatro Lambe-Lambe em Cachoeiro - Jornal Fato
Cultura

Domingo tem estreia de Teatro Lambe-Lambe em Cachoeiro

A peça a estrear o gênero teatral Lambe-Lambe é ?A Carta?, inspirada no músico Raul Sampaio


Foto: Divulgação

Estreia neste domingo (26), em Cachoeiro de Itapemirim, o gênero teatral Lambe-Lambe com a peça "A Carta". A apresentação, que faz parte do projeto Domingo Infantil, será às 11h, na Praça de Fátima. A entrada é gratuita.

O criador do espetáculo, Beto Rodrigues, explica que a mostra é uma montagem de representação artística dentro do Lambe-Lambe. A música escolhida para representar o teatro, "A Carta", é de Raul Sampaio. A seleção acontece em decorrência à comemoração dos 90 anos do músico.

A peça é feita com bonecos e cenários de biscuit e o material E.V.A. A paisagem faz referência ao Itabira e ao Frade e a Freira, contextualizando Cachoeiro dentro do espetáculo.

"Se Roberto Carlos é o filho mais ilustre, o maior compositor de Cachoeiro é sem dúvida Raul Sampaio Cocco. Violonista, cantor e compositor. Discreto, não gosta de aparecer, mas é difícil uma pessoa com o seu reconhecido talento não ficar em evidência", comenta.

 

Teatro Lambe-Lambe

Também conhecido como Teatro de Miniaturas, é uma linguagem de formas animadas que ocupam um espaço cênico mínimo formado por um palco em miniatura confinado em uma caixa preta de dimensões reduzidas. Nesse espaço são apresentadas peças teatrais de curtíssima duração através da manipulação de bonecos, para um espectador por vez, revelando suas interfaces enquanto arte de fundo tradicional e popular, bem como sua expressividade contemporânea. O Teatro de Lambe-Lambe é considerado uma modalidade dentro do gênero de "Teatro de Bonecos" e já é foco em muitos festivais nacionais e internacionais.

Seu nome faz referência aos fotógrafos de rua (lambe-lambe) que trabalhavam em praças e parques de várias cidades do Brasil nas décadas de 40, 50 e 60. Originalmente, estes fotógrafos utilizavam máquinas, em forma de caixa, onde o processo de revelação consistia em lamber o negativo. Este nome "Teatro Lambe Lambe" é uma homenagem a estes fotógrafos que por anos fizeram parte da cultura brasileira e hoje já se encontram em pleno anonimato.

 

Comentários