Conheça mais sobre a tradição do Dia de Reis

O folguedo, alusivo à passagem bíblica onde os Reis Magos visitam o menino Jesus, é carregado de simbologia e encanto

04/01/2022 15:03
Conheça mais sobre a tradição do Dia de Reis /Foto: Divulgação

O encerramento do ciclo natalino é marcado pela tradição da Folia de Reis. O folguedo, alusivo à passagem bíblica onde os Reis Magos visitam o menino Jesus, é carregado de simbologia e encanto.

Ligada ao Catolicismo, a manifestação de origem europeia, foi incorporada à cultura popular brasileira se tornando um dos mais importantes e conhecido festejo. Na noite de 24 de dezembro, os grupos de foliões percorrem as ruas da cidade anunciando o nascimento do Deus-menino. As chamadas "companhias" vão de casa em casa cantando seus versos acompanhados de violas, violões, sanfonas, pandeiros, triângulos, caixas e instrumentos de corda. Vestidos com fardas, e alguns, com máscaras.

A formação do teatro cantado é simples: à frente do cortejo três pessoas que representam os Reis Magos, seguidos por outros nove foliões. Juntos, correspondem aos 12 apóstolos de Jesus. Músicos, mestres e contramestres também compõe o grupo. Além, é claro, dos palhaços.  Com versos improvisados e fazendo estripulias, a presença dessa figura é um elemento interessante. Para o Mestre Elias Silva, ela foi concebida para se contrapor ao ?bem? ilustrado no restante da Folia. "Uns dizem que o palhaço é o Rei Herodes, outros, que são soldados romanos que se arrepederam. Eu acredito que ele foi criado para mostrar, que assim como o bem, o mal também existe". 

 

 

Folião há 28 anos, Elias conta que o costume foi herdado do pai ?desde os 7 anos de idade, meu pai me carregava pra ajudar nas apresentações. De lá pra cá, nunca deixei de participar, e, em 2012, montei meu próprio grupo?.

Tradicionalmente, os festejos se iniciam na noite de Natal e seguem até o dia dedicado aos Reis Magos, 6 de janeiro. Porém, para garantir que todo o percurso seja concluido, e todas as casas sejam visitadas, muitos grupos estendem o folguedo até o dia de São Sebastião, comemorado em 20 de janeiro. 

 

 

Dia de Reis em Cachoeiro de Itapemirim

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) promoverá, no dia 8 de janeiro, o III Encontro Regional de Folia de Reis de Cachoeiro. O evento, que será realizado na Praça de Fátima, a partir das 18h, contará com a participação de cinco grupos culturais de Cachoeiro e Jerônimo Monteiro. A Semcult lembra que, em virtude da pandemia, todos os protocolos de prevenção contra a Covid-19 deverão ser seguidos, incluindo utilização de máscaras.