Cresce número de visitantes em museu - Jornal Fato
Cultura

Cresce número de visitantes em museu

Nos quatro primeiros meses deste ano, o Museu Ferroviário Domingos Lage recebeu 1.426 visitantes


Nos quatro primeiros meses deste ano, o Museu Ferroviário Domingos Lage, de Cachoeiro de Itapemirim, recebeu 1.426 visitantes. Na comparação com o mesmo período de 2017, o crescimento foi de 62%. Localizado na Linha Vermelha, na região central da cidade, o espaço histórico é gerido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult).

Hoje, além do acervo que ajuda a contar a história da atividade ferroviária no município, o espaço abriga a exposição "Meu pequeno Cachoeiro", que conta com pinturas feitas por estudantes da escola municipal Saturnino Mauro Rangel (do bairro Arariguaba), nas quais estão retratados os centros culturais do município.

A mostra, que integra a Semana Nacional de Museus e segue até a próxima quarta-feira (30), fica aberta das 9h00 às 18h00, de segunda a sexta, e das 7h30 às 13h30, aos sábados. Idealizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio), a edição deste ano traz o tema "Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos".

"O Museu Ferroviário é uma referência na história do município. Em local central, ele abriga a memória da ferrovia e cria uma alternativa maravilhosa de espaço artístico cultural", destaca a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

Ela avalia, também, que os números devem melhorar ainda mais neste mês, por conta da Semana dos Museus e da 7ª Bienal Rubem Braga. "Ambos os eventos, promovidos em maio, colaboraram para a divulgação do espaço. E acreditamos que os novos horários de funcionamento também contribuíram. Esperamos continuar aumentando esses números", finaliza.

Comentários