Conservatório: 71 anos formando talentos - Jornal Fato
Cultura

Conservatório: 71 anos formando talentos

Referência em toda a região sul capixaba, tradicional instituição cachoeirense foi inaugurada em 1947


Para celebrar o próprio aniversário e também, como de costume, o do seu ex-aluno mais famoso, há tarde de apresentações hoje na casa do rei

Setenta e um anos de tradição, disseminando cultura musical e formando talentos. Esta é a história do Conservatório de Música de Cachoeiro de Itapemirim (CMCI), referência em toda a região sul capixaba.

Para celebrar o seu próprio aniversário e também, como de costume, o do seu ex-aluno mais famoso - Roberto Carlos -, a instituição promove uma tarde de shows hoje na casa do rei.

O evento está marcado para o período das 13h00 às 1700. Alunos e professores vão interpretar algumas das célebres músicas do ícone da MPB nascido na cidade, que iniciou sua formação musical no Conservatório local ainda criança, nos anos 1950, com a professora Maria Helena Gonçalves Mignone.

Do repertório constam "Além do horizonte", "Jesus Cristo", "Como é grande o meu amor por você", entre outras pérolas. A Casa de Cultura Roberto Carlos fica na Rua João de Deus Madureira, nº 13, bairro Recanto. 

 

Fundação    

O Conservatório de Música de Cachoeiro de Itapemirim foi fundado em 1947, pela pianista Maria do Carmo de Oliveira Braga.

Conhecida como Carminha, ela se formou no Rio de Janeiro, na prestigiosa Escola Nacional de Música.

Além de pioneira, Carminha era uma entusiasta das artes e apaixonada por Cachoeiro.    

 

Abrangência

Atualmente, o CMCI oferece aulas de piano, musicalização, bateria, guitarra, ukulele, flauta, saxofone, violão, baixo, canto, escaleta, teclado, teoria musical, harmonia, percepção, viola, violino e cavaquinho.

Com exceção de piano e violino (R$ 140,00), o valor das mensalidades é R$ 130,00.

A instituição atende alunos de todas as idades, a partir dos dois anos. "Fazendo uma vivência musical para os pequeninos, instruindo-os sobre o caminho que devem seguir na música. Temos alunos de dois anos de idade e de mais de 80", diz a professora Raabe Cozer Gripp.

Ela, que dá aulas de musicalização, piano, flauta e teoria musical, também destaca o trabalho do Conservatório com pessoas especiais. "Pois muita gente não sabe que fornecemos esse atendimento". 

 

Apoio

Raabe, de apenas 22 anos, atua no Conservatório desde 2013. Ela, que é formada em piano clássico, começou a estudar na própria instituição, da qual hoje é professora, com cinco anos de idade. A jovem ainda é formada em Licenciatura Musical e pós-graduada em Arte e Música na Educação.

A professora revela que a crise econômica que afeta Cachoeiro, assim como todo o país, fez o número de alunos do Conservatório "diminuir muito" neste ano, provocando dificuldades financeiras. 

Apesar disso, os membros da instituição - assim como o amor pela música - não perdem o otimismo. "Estamos descobrindo muitos talentos na escola,

temos alunos maravilhosos, os professores estão sempre se atualizando, estudando. Nosso objetivo é formar talentos", acrescenta Raabe. 

Empresas que se interessarem em apoiar o Conservatório podem entrar em contato pelos seguintes números de telefone: (28) 3511 2149 - 99955 9415.

 

Reconhecimento

Empresários Cachoeirenses do ramo de equipamentos musicais reconhecem a importância da instituição para a cultura local.

Ex-aluno do Conservatório, Túlio Coelho, da Carneiro Instrumentos Musicais, relata sua experiência.   

"Fui aluno anos atrás e recentemente minha filha estudou lá. O que nos levou a procurá-los nas duas ocasiões foi a confiança e a competência dos profissionais que atuam e atuaram lá durante todos estes anos. Temos uma relação muito próxima com eles devido a atuarmos também no ramo da música", afirma ele, para concluir em seguida: "Gostaria de, mais uma vez, parabenizá-los pelo empenho em manter a mais tradicional escola de música da cidade de portas abertas. Pois sabemos que não é apenas uma empresa a funcionar, é a história viva da nossa cidade".

Valter Bravim, da Citron Instrumentos Musicais e Eletrônicos, confirma: "faz parte da história de Cachoeiro, com toda esta tradição, tantos músicos talentosos que passaram pela escola... isso não pode acabar".

 

Comentários