Confira uma lista de filmes capixabas que já estão disponíveis on-line - Jornal Fato
Cultura

Confira uma lista de filmes capixabas que já estão disponíveis on-line

Produtores culturais de todo o País têm disponibilizado filmes em plataforma digitais para colaborar com a contenção da disseminação do Covid-19


O Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), apoia a produção de filmes por meio de editais. Entre esses, levantamos os vídeos que já estão disponíveis on-line de maneira gratuita. A seleção conta com diversos gêneros e temas em filmes rodados de Norte a Sul do Espírito Santo.


Produtores culturais de todo o País têm disponibilizado filmes em plataforma digitais para colaborar com a contenção da disseminação do Covid-19 (Coronavírus). Assim, a Secult continuará atualizando a lista na medida em que mais filmes forem disponibilizados. 

Para colaborar com a difusão envie link e sinopse para [email protected]

  

3331

(2011, Jorge Luiz do Nascimento, duração: 13´01'')

Sinopse: Trinta e três trinta e um (3331) trata da trajetória de Nego Véio, homem favelado, desempregado, em crise conjugal. No espaço de tempo que vai da véspera de um jogo de final da Copa do Mundo até o dia seguinte, o protagonista, acompanhado do companheiro Maluco, circula entre os bares da favela -- onde bebe fiado e comenta os jogos. Tendo também como cenários sua casa e as ruas da comunidade, a narrativa se desdobra na encruzilhada que pode ser um marco fundamental de seu destino.

 

  

Água Viva

(2018, Bárbara Ribeiro, Duração: 13´05'')

Sinopse: Mulheres de uma turma de hidroginástica comunitária conversam submersas sobre questões femininas da terceira idade. Maternidade, trabalho e aposentadoria são alguns temas abordados durante o curta-metragem.

 

Avenca 

(2009, Erly Vieira Jr, Duração:10´04'')

Sinopse: Pé de pitanga é danado pra dar marimbondo. Avenca só dá em casa de gente feliz. O filme foi contemplado pela Secult em 2008 e selecionado para o festival de Tiradentes (2010)

  

Burunga, o homem da mulher de pau

(2016, Oscar Ferreira, duração: 16'20")

Sinopse: Uma comunidade ribeirinha tradicional do interior do Espírito Santo. Uma criatura muito estranha socialmente marginalizada. Relações de intolerância humana às diferenças e algumas pitadas de amor e insanidade. Burunga, o Homem da Mulher de Pau, é um curta que vai da tragédia à comédia, trazendo à flor da pele profundas relações humanas.

 

C(elas)

(2017, Gabriela Santos Alves , duração: 17'21")

Sinopse: Como vivem as presas do alojamento materno-infantil da penitenciária feminina de Cariacica, no Espírito Santo, a única do estado com estrutura para grávidas e mães com filhos recém-nascidos? O minidoc de Gabriela Santos Alves mostra o dilema entre ficar com a criança e depois vê-la sofrer com o rompimento imposto e mandá-la para familiares logo após o nascimento.

  

Das águas que passam

(2015,  Diego Zon, duração: 23'12")

Sinopse: A imensidão do homem é um lugar suspenso no tempo, margeado por céu, terra, rio e mar.

  

Exílio

(2015, Saskia Sá, duração: 19'22")

Sinopse: Uma mulher? Um Exílio? A areia dos sonhos? Um filme abismo. Exílio é conduzido através de imagens do desterro voluntário da Mulher, presa em um não-lugar entre as suas lembranças, o presente árido e um futuro incerto. Ela segue cega ao mundo que a circunda e entregue aos caminhos que surgem sem possibilidade de escolha, sendo assim, escolhida por eles.

 

 

Labor

(2017, Thiago Moulin, duração: 14'36")

Sinopse: À frente de uma fábrica familiar centenária, Fábio trabalha duro enquanto projeta seus sonhos numa espécie de mundo paralelo.

 

 

O que Bererico vai pensar? 

(2015, Diego Scarparo, duração: 27´37'')

Sinopse: Uma briga de famílias na vila de Burarama, no interior do Espírito Santo, serve de pano de fundo para um registro dos reflexos da "Acção Integralista Brasileira", mostrando a influência dos regimes totalitários pelo mundo e dos ecos dessas ideologias em lugares remotos. O filme rodou festivais de cinema pelo Brasil e em canais públicos latino-americanos com o incentivo do programa do Curtadoc América Latina.

 

  

Os lados da rua

(2012, Diego Zon, duração: 16'16")

Sinopse: "Carrão" é um garoto que, apesar de seu comportamento excêntrico, vive livremente o ritmo de vida de uma típica cidade de interior. Ao ser surpreendido por um acontecimento que ameaça destruir seu mundo particular, precisará encontrar um caminho que o liberte novamente.

  

Pedras Pretas - Itaúnas de São Sebastião

(2012, Marcos Valério Guimarães, duração: 25'01")

Sinopse: A festa de São Benedito e São Sebastião, em Itaúnas, norte do E.S., é o momento principal do folclore da região. Expressão de uma forma histórica de vida, marcada por escravidão, tragédia ecológica e a modernidade industrial do eucalipto e do álcool, o folclore é também uma forma de exercício político, o direito à vida e o bem simbólico maior.

  

Procurando Madalena

(2009, Ricardo Sá, duração: 27'02'') 

Sinopse: A origem da toada "Madalena", eternizada na voz de Martinho da Vila e de diversas bandas de congo do Espírito Santo, é investigada de maneira bem humorada neste documentário.  

  

Rio das Lágrimas Secas

(2018, Saskia Sá, duração: 24'50")

Sinopse: No dia 5 de novembro de 2015 a barragem de resíduos de mineração de Fundão, de propriedade da Samarco, subsidiária da Vale e da BHP, rompeu, causando um desastre ambiental que afetou o Rio Doce e todos os ecossistemas ao redor, matou 19 pessoas e desalojou inúmeras outras. Rio das Lágrimas Secas conta essa história pelo ponto de vista de mulheres afetadas por este crime em três comunidades localizadas ao longo do Rio Doce: Mariana e o distrito de Bento Rodrigues, as mulheres da aldeia Krenak em Resplendor e Regência, na foz do Rio Doce, litoral do Espírito Santo.

  

Sombras do Tempo

( 2012, Edson Ferreira, duração, 15'01'') 

Sinopse: Sombras do Tempo é um mergulho ao mais íntimo de um homem: suas memórias, marcadas por mistérios e ausências. O tempo é o fio condutor, onde passado e presente se misturam e revelam uma mente em busca de significados.

  

UMA

(2011, Alexandre Barcelos, Duração: 14')
 
Sinopse: O documentário foi sendo construído tomando como base o conceito de sincronicidade de Carl Gustav Jung, com cenas que sugerem elementos que se repetem em diversos lugares, ou simplesmente se conectam por semelhança de padrões, e assim compõem uma unidade conjunta de informações visuais. Assim, o filme sustenta uma ideia de unidade universal, de um todo comum, da Terra como organismo vivo, e nós como parte fundamental dessa jornada coletiva de ações, por meio de imagens que se relacionam visualmente durante todo o curta.
 
 
  

Uma volta na Lama

(2010, Ursula Dart, duração: 28´13'')

Sinopse: Uma cidade cresce. Uma rua se modifica. Documentário realizado na cidade de Vitória, Espírito Santo, Brasil, em 2010.

  

Vento sul

(2016, Saskia Sá, duração: 12'56")

Sinopse: Volto à Vitória em um dia de sol de junho, quando o vento vira sul e o céu se torna azul. Volto sem nunca ter saído. Vitória. Minha ilha. A cidade que nunca foi minha. 

Comentários