Conferência, concerto e show abrem a Bienal Rubem Braga - Jornal Fato
Cultura

Conferência, concerto e show abrem a Bienal Rubem Braga

A abertura será às 18h30 com o concerto ?As músicas que Rubem Braga gostaria de ouvir?


A atriz Narjara Turetta será uma das participantes da conferência de abertura - Foto: Divulgação/PMCI

A sétima edição da Bienal Rubem Braga, maior evento literário do Espírito Santo, começará hoje à noite em Cachoeiro de Itapemirim. Até domingo (20), a Praça de Fátima, no Centro, receberá cerca de 60 atrações culturais gratuitas.

A abertura será às 18h30, no Auditório Marco Antônio de Carvalho, com o concerto "As músicas que Rubem Braga gostaria de ouvir", da Orquestra Sinfônica do Sul do Espírito Santo (Osses). O repertório intercalará clássicos da música erudita, canções populares e versões de trilhas sonoras cinematográficas.

Logo após, haverá sessão solene e, às 20h00, conferência com o tema "Rubem e a arte que interliga cidades". As conferencistas serão a jornalista e professora universitária cearense Ana Karla Dubiela, que escreveu três livros sobre o "Sabiá da crônica", e a atriz, apresentadora e dubladora Narjara Turetta, com diversos trabalho em televisão, teatro e cinema no currículo - ela representou uma das personagens da novela da TV Globo "O Outro Lado do Paraíso", recém-finalizada.

"Vai ser a minha terceira participação na bienal, a primeira como palestrante. O livro que eu vou lançar no evento, 'As cidades de Rubem Braga e W. Benjamin - flanando entre Rio, Cachoeiro e Paris', é o fechamento de um ciclo de dez anos de pesquisa e, com certeza, será muito especial compartilhar um pouco do que pesquisei - sobretudo o que eu abordei nessa última obra, pois o campo de estudos sobre cidades e literatura está muito em voga", comenta Ana Karla.

Narjara, por sua vez, terá como uma de suas incumbências principais na conferência realizar leituras dramáticas de alguns dos textos de Rubem. "Eu estou muito feliz, muito honrada com o convite. Vai ser uma honra estar aí com esse povo tão querido, de uma cidade que eu ainda não conheço, ouço muito falar e tinha muita vontade de conhecer", disse a artista em mensagem gravada em vídeo.

Fechando a noite, a jovem cantora Clara Marins subirá ao Palco Sérgio Sampaio com o show "Musas". Em sua apresentação, Clara promete valorizar, em repertório e performance, aspectos da liberdade e autonomia femininas.

Comentários