Cinema e música em reserva ambiental - Jornal Fato
Cultura

Cinema e música em reserva ambiental

Festival nas montanhas capixabas, tem mostras de filmes, shows e atividades para crianças na programação


O Papo.Nique é uma das atrações do Cine.Ema Itinerante, que vai acontecer em Vargem Alta - Foto: Divulgação

A Reserva Ambiental Águia Branca, em Vargem Alta, receberá o Cine Ema Itinerante - Festival de Cinema Ambiental do Espírito Santo. No local haverá sala de cinema e programação gratuita com filmes para todas as idades e apresentações musicais. O evento ocorre nos dias 21 e 22.  A área protegida tem 2.225 hectares, localizada entre os parques da Pedra Azul e Forno Grande.

É a primeira vez que o Cine Ema - já realizado há quatro edições em Burarama (ES) - ganha versão itinerante. Para receber o público na reserva, será instalada tela de cinema com cinco metros e uma tenda transparente com cerca de 20 metros de profundidade - tudo isso cercado pelo verde das árvores e o som das águas. A estrutura também contará com uma pracinha de alimentação, com comidas e bebidas de fornecedores da região.

Na sexta-feira, 21, a programação é toda para as crianças. A garotada será recepcionada com o "papo nique", um piquenique com bate-papo sobre natureza e sustentabilidade. Depois, o som do grupo No Seu Abracinho, com música brasileira para o público infantil: "Os grandes nomes da música escreveram e cantaram para crianças, como Chico Buarque, Caetano Veloso, Toquinho e Arnaldo Antunes, então embarcamos neste repertório e levamos para os nossos shows", explica o integrante Vitor Lopes. Em seguida, serão exibidos os filmes da mostra Cine Eminha, que trará curtas-metragens de ficção e animação.

Já o sábado, 22, a programação de filmes e música na reserva é para toda a família. Às 19h00, os anfitriões do festival, moradores de Vargem Alta, vão poder ser ver na telona com a mostra Olhar Local, que destaca a produção audiovisual da região. Na sequência, o público confere a seleção do Cine Ema, com produções vindas de vários estados.

O encerramento fica por conta do grupo Moxuara, que promete para o evento sua mistura de sons e ritmos, unindo o requinte da música clássica à música popular regional.

"Vamos tocar o melhor dos nossos quatro álbuns e o público vai poder conferir de perto as peculiaridades do nosso trabalho. Nossa proposta é ambiental, seguimos este viés em nossas letras", declara o vocalista Flávio Vezzoni.

O Cine.Ema Itinerante em Vargem Alta tem o apoio da Prefeitura Municipal de Vargem Alta e da Reserva Ambiental Águia Branca, com o patrocínio do Grupo Águia Branca. O evento é uma realização da Caju Produções, Instituto Últimos Refúgios e Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura.

 

Serviço

Cine.Ema Itinerante - Festival de Cinema Ambiental do Espírito Santo

Data: 21 e 22 de setembro

Local: Reserva Ambiental Águia Branca, em Vargem Alta

Entrada pelo Hotel Monte Verde Golf & Resort (Rodovia ES-164, KM 303)

Comentários