Cineasta Orlando Bomfim Netto será homenageado no Cine.Ema - Jornal Fato
Cultura

Cineasta Orlando Bomfim Netto será homenageado no Cine.Ema

Orlando foi o primeiro cineasta a registrar sistematicamente, a partir da década de 1970, aspectos da cultura do Espírito Santo


O roteirista, diretor e fotógrafo Orlando Bomfim Netto, de 77 anos, será homenageado na quarta edição do Festival de Cinema Ambiental e Sustentável do Espírito Santo (Cine.Ema). Orlando foi o primeiro cineasta a registrar sistematicamente, a partir da de?cada de 1970, aspectos da cultura do Espi?rito Santo em documenta?rios que se tornaram pec?as valiosas do patrimo?nio histo?rico e da cinematografia capixaba.
 
Reconhecido como um dos grandes mestres do cinema capixaba moderno, Orlando Bomfim Netto é mineiro de nascimento, mas criado no Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira em 1969, com a realização do curta-metragem carioca Status 69. Sempre ligado ao Espírito Santo, realizou em 1975 seu primeiro documentário em terras capixabas, o histórico Tutti Tutti Buona Gente, retratando o centenário da imigração italiana no Estado.
 
Entre as produções feitas no estado se destacam também dois trabalhos premiados de temática ambiental: Itaúnas - Desastre ecológico (1979) e Augusto Ruschi Guainumbi (1979). Os filmes vão ser exibidos durante o Cine.Ema que acontece nos dias 8 e 9 de junho de 2018, no distrito de Burarama, Cachoeiro de Itapemirim.
 
Orlando Bomfim relembra que diversos acontecimentos na época provocaram o interesse pelas produções dos documentários. Ele conta que a reserva ambiental construída do Ruschi em Santa Teresa quase foi vendida pelo governo estadual e que diversos moradores do município não gostavam do ambientalista por sua defesa a natureza.  
 
"Augusto Ruschi era um gênio conhecido no mundo inteiro, com centenas de condecorações no exterior, e aqui ninguém ligava para ele. Em Santa Teresa tinha gente que não gostava dele, porque ele não queria que as pessoas matassem animais. Esse pessoal de imigração  tinha o hábito, por necessidade, de caçar. O Ruschi começou a combater isso, indo nas escolas, ensinando, como também começou o movimento ambiental a ter importância", relata Orlando.
 
Ainda de acordo com Orlando, foi por meio de muito trabalho que os documentários puderam ser filmados e depois exibidos. Acredita que o esforço não foi em vão. É importante para a preservação da história do desenvolvimento do Estado, e desperta o interesse para a proteção do Meio Ambiente. Como o passado de Itaúnas, coberta pela areia. Uma curiosidade é que, no documentário, o cineasta inseriu ilustrações feitas pelo desenhista Carybé, que realizou uma viagem pelo Espírito Santo em 1953. Naquela época a areia ainda não tinha coberto as casas e a antiga igreja da vila.
 
"É importante ter esses registros. A areia foi subindo porque não tinham mais árvores. Não tinha vegetação. No Espírito Santo, cortava-se Jacarandá para exportar. Uma vez exibindo os filmes em uma escola, uma criança perguntou se o Espírito Santo tinha Mata Atlântica", relembra o cineasta.
 
 
Sobre Orlando
Orlando Bomfim Netto é roteirista, diretor, diretor de produção e fotógrafo brasileiro. É fundador, diretor e presidente da ABD-RJ reeleito, até 1981 e fundador e 1º Presidente da ABD/ES em 2000.
 
É diretor e produtor de mais de 15 curtas e médias. Participou da produção de mais de 10 longas, como o filme Tio Maneco, O Caçador de Fantasma de Flávio Migliaccio, e o longa Quem Tem Medo de Lobisomem de Reginaldo Farias. Orlando chegou ainda a atuar como Secretário Executivo da Câmara Estadual do Audiovisual do ES.
 
O Cine.Ema
Inspirado na Pedra da Ema, ícone natural e paisagístico de Burarama, o "Cine.Ema" é o Festival de Cinema Ambiental e Sustentável do Espírito Santo realizado desde 2015 na cidade de Cachoeiro de Itapemirim. O evento realiza atividades paralelas de educação ambiental que relacionem a ruralidade do distrito de Burarama, que é considerada a principal rota agroturística de Cachoeiro de Itapemirim, ao sul do estado.

Em suas primeiras edições (2015 e 2016), além das mostras audiovisuais que relacionam cinema ambiental em obras de ficção, animação e documentário, o 
Cine.Ema realizou atividades como a "Farmácia ecológica", a "Olimpíada Água em Jogo" (em parceria com a ANA), o "Papo Nique" (pique nique com bate-papo com profissionais da área da ecologia e meio ambiente), trilhas guiadas na mata, plantio de mudas, cortejos culturais, oficinas de cinema ambiental, seminário de educação ambiental para professores, dentre outras atividades com foco na educação ambiental.
Valendo-se do cinema como um grande condutor nessa aventura fantasiosa de descobertas e resgates, em 2018 apresentamos pela primeira vez a Mostra Cine.Eminha, com filmes de temática ambiental para o público infantil. Além de oficinas, teatro de fantoches com o Grupo Gota, Pó e Poeira e show com a banda No Seu Abracinho que também compõem a programação do evento.

Os filmes premiados na mostra competitiva audiovisual recebem o troféu "Sino" de melhor produção e participam da programação do festival. Shows musicais de grupos locais e regionais integram as atividades do evento.
  Cine.Ema é patrocinado pela BRK Ambiental, Banestes, BRDE, Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e Ancine. O festival conta com o apoio da TV Gazeta Sul e é uma realização da Caju Produções, do Instituto Últimos Refúgios e da Secretaria do Audiovisual, Ministério da Cultura.
Programação do Cine.Ema 2018


05 a 08 de junho (terça a sexta)  
OFICINA DE VÍDEO AMBIENTAL

8h às 13h / Local: Escola Wilson Resende

A cineasta alemã Ilka Westermeyer conduz os estudantes a uma descoberta sobre o mundo audiovisual

            

OBSERVAÇÃO DE AVES  
6h às 12h / Local: Escola Wilson Resende

Momento de despertar o olhar para a natureza! Léo Merçon e Filipe Ventura conduzem os jovens em trilhas, buscando conhecer diferentes espécies de aves.

08 de Junho (sexta)
Local: Praça José Gava


FEIRA DA AME 
19h - Feira da Associação dos Moradores Empreendedores de Burarama
 
MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS (PARTE 01)
20h
A Horta, de Carla Leoni e Richard Dantas (SP), fic, 12min
Pedro e o Velho Chico, de Renato Gaia (MG), ani, 18min
Desbrava, de Gustavo Girotto (SP), doc, 8min
Latossolo, de Michel Santos (BA) híbrido, 18min
 
MOSTRA HOMENAGEM "ORLANDO BOMFIM"
21h
Augusto Ruschi Guaianumbi (35mm, 1979, cor, 12')
Itaúnas: Desastre Ecológico (35mm, 1979, cor, 9')
 
SHOW MUSICAL
22h - Kátia Rocha e Banda
09 de Junho (sábado)
Local: Praça José Gava
FEIRA DA AME
19h - Feira da Associação dos Moradores Empreendedores de Burarama
MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS (PARTE 02)
19h30 / Local: Praça José Gava
Nanã, de Rafael Amorim (PE), fic, 25min
Tembîara, de Jackson Abacatu (MG), ani, 10min
Cisternas nas escolas, de Tiago Vieira dos Santos (GO/BA), doc,18min
A garota que reciclava sonhos, de Patrick Moysés (MG) fic, 25min
                       
PREMIAÇÃO CINE.EMA
21h30
                                  
SHOW MUSICAL
22h - Trio Maracá

Comentários