Semana do Rei terá muita música e animação - Jornal Fato
Cultura

Semana do Rei terá muita música e animação

Os eventos ocorrem entre os dias 16 e 20 deste mês


Sophia Marins e outras cantoras da cidade homenageiam Roberto Carlos no dia 20

Depois do lançamento do giro gastronômico, a programação em Cachoeiro para o aniversário de Roberto Carlos teve definida suas atrações culturais, que incluem concurso de covers do Rei, gincana escolar, show e roteiro turístico. Essas atividades ocorrem entre os dias 16 e 20 deste mês.

Nos três primeiros dias, tem música sempre a partir das 13h na Casa de Cultura Roberto Carlos, imóvel onde o cantor nasceu e morou. As escolas Teclado Prático e Conservatório de Música e os músicos da própria casa tocam, respectivamente, nos dias 16, 17 e 18.

Além de ser a escola onde o Rei aprendeu piano, o Conservatório de Música tem no evento outro destaque: vai comemorar ali seus 71 anos de fundação.

A Casa de Cultura recebe evento também no dia 19, uma quinta-feira, quando o homenageado completa 77 anos: quem comanda a festa são os estudantes, às 13h, com a Gincana do Rei e o encerramento do Concurso de Calouros. Participam escolas de ensino fundamental e médio.

Pela manhã, no mesmo dia, é oportunidade de saber um pouco mais sobre a história da cidade, no City Tour: a saída ocorre às 9h, no Museu Ferroviário Domingos Lage (antiga estação), e o roteiro inclui "pontos afetivos" relacionados ao cantor, como os colégios Cristo Rei e Liceu Muniz Freire e a igreja Nosso Senhor dos Passos (Matriz Velha).

A praça Jerônimo Monteiro, no centro, recebe muita música no dia 20. A primeira atração é o show especial "Elas cantam Roberto em Cachoeiro", às 13h. Duda Felippe, Netinha (D14), Valeria Rezende e Sophia Marins (The Voice) estão entre as participantes. Em seguida, às 19h, começa o Concurso Nacional de Covers do Rei.

"Desde o ano passado, ainda mais, a tendência das ações do município no campo cultural é o resgate das tradições. E temos em Roberto Carlos um ícone, que há mais de meio século ajuda a levar ao público o nome da cidade natal. As promoções públicas devem, portanto, seguir essa linha, de reverenciar, como parte de uma educação patrimonial", avalia Fernanda Martins, secretária municipal de Cultura e Turismo.



Giro Gastronômico

O Giro Gastronômico do Rei 2018 já começou e vai acontecer durante todo o mês, com 21 restaurantes servindo pratos especiais, nomeados com músicas que fizeram sucesso na voz do cantor. A lista dos estabelecimentos participantes com os respectivos pratos pode ser conferida no site: http://girogastronomico.cachoeiro.es.gov.br .

 

Confira a programação!
Casa do Rei, às 13h:
Dia 16 - apresentação da escola Teclado Prático
Dia 17 - apresentação do Conservatório de Música
Dia 18 - apresentação dos músicos da Casa de Cultura Roberto Carlos
Dia 19 - gincana e show de calouros com estudantes da rede pública

Museu Ferroviário, às 9h:
Saída do City Tour do Rei, passando por locais importantes na juventude do cantor

Praça Jerônimo Monteiro
Dia 20 - show "Elas cantam Roberto em Cachoeiro", às 13h, e Concurso Nacional de Covers, às 19h

Comentários