Cachoeirense de 1867 viaja no tempo para celebrar 150 anos do município - Jornal Fato
Cultura

Cachoeirense de 1867 viaja no tempo para celebrar 150 anos do município

Moradora da época da emancipação de Cachoeiro participou do desfile cívico e leu carta para o prefeito


Foto: Divulgação/PMCI

 

Uma cachoeirense de 1867 "viaja" um século e meio no tempo, até 2017, para entregar uma carta ao atual prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho. É possível? Ficcionalmente, sim. Pois foi o que a personagem, representada por Valquíria Volpato, membro da Academia Cachoeirense de Letras (ACL), fez na manhã deste sábado (25), na solenidade oficial de comemoração dos 150 anos de emancipação política do município, realizada na praça Jerônimo Monteiro, na região central da cidade.



Caracterizada com vestimentas da época, Valquíria fez a leitura da missiva, de sua autoria. "Por isso, valioso amigo, espero que um dia, em praça pública, o povo celebre a emancipação política e sobremaneira celebre a consciência de seus direitos e deveres. Espero que saibamos conduzir com sabedoria o destino de nossa Cachoeiro, preocupados sim com o progresso material, contudo ainda mais atentos ao progresso humano... Porque é com gente que se constrói... Alvenarias e também o futuro", dirigindo-se ao prefeito.



Além de Victor Coelho, a encenação surpreendeu às demais pessoas presentes na cerimônia promovida pela prefeitura: vereadores, outras autoridades locais e estaduais, diversos moradores que acompanhavam o evento.



Antes, eles puderam prestigiar o desfile cívico, que saiu da rua 25 de Março, em frente à ponte municipal Fernando de Abreu. A atração primou pelo resgate do valor e do sentido desse marco histórico.

Participaram do trajeto, percorrido em meia-pista, as bandas marciais 26 de Julho e do Tiro de Guerra; a Guarda Civil Municipal, com a Ronda de Prevenção Escolar (Rope) e a Guarda Mirim; e, ainda, cerca de 80 alunos das escolas municipais Anacleto Ramos e Aurora Estellita Herkenhoff, que estavam acompanhados por professores e outros membros do corpo docente de ambas as unidades de ensino. Na chegada à praça Jerônimo Monteiro, houve troca de bandeira e execução do Hino Nacional.



Aberta mostra que reproduz ata de emancipação



Também neste sábado, após a solenidade oficial na praça, foi aberta a exposição fotográfica "150 anos de Cachoeiro de Itapemirim", no primeiro pavimento do prédio da Câmara. Além de fotos que registram alguns dos principais momentos da história do município, os visitantes terão acesso a reproduções da Ata de Emancipação Política e da primeira ata da Câmara Municipal.

Comentários