Bienal Rubem Braga recebe propostas de atividades de artistas locais - Jornal Fato
Cultura

Bienal Rubem Braga recebe propostas de atividades de artistas locais

Os interessados têm até o dia 12 de abril para se credenciar


Artistas e produtores culturais de Cachoeiro têm nova oportunidade de apresentar projetos artísticos que desejam desenvolver durante a Bienal Rubem Braga 2018, a ser realizada de 15 a 20 de maio, na Praça de Fátima. Os interessados têm até o dia 12 de abril para se credenciar.

Este é o segundo edital lançado pela Secretaria Municipal Cultura e Turismo (Semcult) para o credenciamento de artistas para a feira literária. O objetivo é a contratação de produtores para o desenvolvimento de atividades específicas da programação, o que inclui contação de histórias, teatro (infantojuvenil, teatro de animação), dança, apresentações musicais, atividades performáticas (mascotes, cosplayer's, personagens vivos e performances em geral) e oficinas.

Após a realização do credenciamento, que segue critérios de pontuação estabelecidos no edital, a Comissão Executiva da 7ª Bienal Rubem Braga selecionará, dentre as propostas apresentadas, aquelas que mais se enquadram nas atividades pretendidas pela Semcult. O valor a ser pago varia de R$ 500 a R$ 37 mil, de acordo com o tipo e duração da atividade.

A Semcult já realizou 12 contratações de grupos e produtores locais que se credenciaram no primeiro chamamento. "Cachoeiro é um município rico em artistas e produtores de cultura, e o nosso objetivo é agregar esses talentos à programação da Bienal, que é o evento literário mais importante do Espírito Santo", destaca a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins, ressaltando que o credenciamento é apenas o cadastramento da proposta, não garantindo, por si só, a contratação do proponente.

O edital e os anexos estão disponíveis no portal da prefeitura na internet (www.cachoeiro.es.gov.br), na página da Secretaria Municipal de Cultura. Basta acessar a parte de editais, no menu à direita. A documentação deve ser protocolizada na Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa), localizada no Centro, (rua 25 de Março, em frente ao Shopping Cachoeiro), de segunda a sexta, das 12h às 17h.

Atrações

A Bienal terá, entre outras atrações, uma homenagem a Vinicius de Moraes, Sérgio Buarque de Holanda e Cândido Portinari, três amigos de Rubem Braga. De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, serão abordados a obra e o papel deles na formação cultural do país e como essas questões se cruzam com a atuação de Rubem no cenário nacional.

A proposta para o evento neste ano é facilitar o acesso do público à produção literária, incentivar a prática da leitura entre o público, promover a formação de leitores críticos e fortalecer o nome Rubem Braga como cronista importante na literatura brasileira.

Para isso, o evento será distribuído nos seguintes espaços: auditório "Marco Antônio de Carvalho", com 350 lugares, que abrigará as mesas de debates; Arena "Zig Braga", onde serão realizadas as contações de histórias, peças teatrais e ações lúdicas; três salas para oficinas ("Trovões de antigamente", "O menino e o tuim" e "Negócio de menino"); sala "Coração de mãe", destinada à recepção e sensibilização das caravanas estudantis e de público em geral; e palco "Sérgio Sampaio", destinado a apresentações artísticas e musicais.

 
 
 
 
 

Comentários