Bienal Rubem Braga atraiu 50 mil visitantes - Jornal Fato
Cultura

Bienal Rubem Braga atraiu 50 mil visitantes

Dentre os visitantes estiveram cerca de 17 mil estudantes de Cachoeiro e de outros municípios da região Sul do Espírito Santo


Foram mais de 60 atrações culturais para todas as idades em seis dias de evento

A 7ª Bienal Rubem Braga, realizada de terça-feira (15) a domingo (20) na Praça de Fátima, Centro de Cachoeiro de Itapemirim, recebeu, pelo menos, 50 mil visitantes, somados todos os dias do evento literário. O número atendeu as expectativas da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), responsável pela realização.

Dentre os visitantes estiveram cerca de 17 mil estudantes de Cachoeiro e de outros municípios da região Sul do Espírito Santo, como Atílio Vivacqua, Presidente Kennedy, Itapemirim, Piúma, Rio Novo do Sul, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Guaçuí, Muqui, Castelo e Mimoso do Sul.

Nos seis dias de evento, o público pôde conferir mais de 60 atrações culturais, incluindo mesas de debate, exposições, lançamentos de livros, apresentações teatrais e performáticas, oficinas, encontros literários, shows, feira do livro e feira de artesanato - tudo isso dividido em 12 espaços diferentes. Cerca de 100 artistas e produtores culturais participaram das atividades, sendo 34 oriundos de outros estados brasileiros.

O prefeito Victor Coelho também comemora os resultados do evento. "Já estamos com saudade da Bienal! Foi um sucesso, saldo muito positivo. Reunimos, além de literatura, tudo que há de melhor no mundo das artes, como música, teatro, dança, artesanato e muitos sonhos. Foi um verdadeiro encontro de amigos, com crianças, adolescentes, adultos e idosos, vivendo momentos juntos e compartilhando o que temos de melhor: nossas emoções", destaca.

Encerrada com um show de O Teatro Mágico, com plateia lotada, a sétima edição teve aprovação. A organização avalia que os cachoeirenses entendem que, mais do que um evento, a Bienal é uma política pública cultural de grande relevância para o município. "É importante para todas as famílias e para o crescimento e desenvolvimento das crianças. Sabendo dessa importância, a gente prestigiou o evento", comentou a visitante Aldeneide Entringer.

 

Palestrantes visitam Casa dos Braga

A convite da Semcult, palestrantes da bienal visitaram a Casa dos Braga, localizada na rua 25 de Março, Centro. Entre eles estiveram Luis Ernesto Lacombe, Tom Farias e Reinaldo Figueiredo, todos do Rio de Janeiro. Durante as visitas, foi enfatizada a qualidade da obra de Newton Braga, escritor, jornalista e poeta, irmão de Rubem e uma das mais importantes figuras intelectuais de Cachoeiro. Além da Casa dos Braga, outros espaços histórico-culturais de Cachoeiro, como a Casa de Cultura Roberto Carlos, também foram visitados por alguns dos participantes da bienal.

Comentários