Bienal apresenta novos membros - Jornal Fato
Cultura

Bienal apresenta novos membros

Os novos membros da ACL são Paula Garruth, Simone Lacerda, Marco Aurélio Borges e Wilson Márcio Depes


Solenidade acontecerá neste sábado (19) no Auditório Newton Braga, espaço também utilizado para lançamentos

Neste sábado (19), às 18h00, a Academia Cachoeirense de Letras (ACL) realizará solenidade na 7ª Bienal Rubem Braga, que acontece até domingo (20) na Praça de Fátima, Centro de Cachoeiro. O evento servirá como apresentação de novos membros da ACL, mas também marcará um momento importante: a entrega de um certificado de reconhecimento aos cronistas "amadores" que tiveram participação de destaque em um dos projetos pré-bienal.

Kelly Vargas Wandermuren Thompson, Walter Matielo, Marilene Romualdo, Felipe Figliuzzi, Stephanie Carla Darós e Luciene Stefanato Negrini tiveram seus textos escolhidos como os melhores dentre os mais de cem que foram postados no livro virtual "Nas asas da borboleta amarela". O livro consiste em um blog que permitiu, de dezembro de 2017 a abril deste ano, a postagem de textos escritos por cronistas que nunca tiveram a oportunidade de publicar em jornais e revistas.

A curadoria do projeto ficou sob a responsabilidade da consultora interna da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) Valquíria RigonVolpato e da publicitária Luciana Fernandes, que fazem parte da Academia Cachoeirense de Letras. Além de escolher as seis melhores publicações, elas tiveram a incumbência de fazer a moderação dos textos que chegavam ao blog.

"O livro virtual de crônicas e outros textos foi uma experiência muito importante, tanto para quem escreveu, quanto para nós, curadoras. Ler tantos textos, ler tantos sentimentos foi muito surpreendente. As pessoas realmente entenderam que ali era um lugar de liberdade, onde podiam contar suas histórias, falar sobre seus sentimentos. Muitas vezes os textos nem tinham exatamente o modelo de uma crônica, mas mostraram o que os escritores tinham no coração", comenta Valquíria.

Por enquanto, o blog não terá novas publicações, mas há intenção, por parte da Semcult, de dar continuidade ao projeto. "Até porque em 2020 teremos mais uma edição da Bienal", explica a consultora interna.

Os novos membros da ACl são Paula Garruth, Simone Lacerda, Marco Aurélio Borges e Wilson Márcio Depes.

Comentários