Arquiteta resgata a história perdida do Yole Club - Jornal Fato
Cultura

Arquiteta resgata a história perdida do Yole Club

"São histórias de uma passado rico de aventuras, que hoje infelizmente não podemos desfrutar, esporte, lazer, piqueniques, paqueras, bailes tudo perdido no tempo", conta a arquiteta que idealizou o projeto.


A arquiteta Cleydiane Teixeira de Macedo executou um trabalho de resgate da memória cultural e histórica do Yole Club Regatas e Pesca em Cachoeiro de Itapemirim, situado na rua Moreira, bairro Coronel Borges. 

Nascida em Muniz Freire, residindo em Cachoeiro desde 1996, Cleydiane concluiu este projeto de reconstrução do Yole como TCC do curso de Arquitetura e Urbanismo. Recém formada, já atua na área desde 2001 como técnica de Edificações, em seu escritório, ARK3PROJETOS, onde atende todo o Brasil com outra arquiteta e um engenheiro.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Yole vem do jolle dinamarquês e do jol holandês e originalmente designa -uma embarcação leve e alongada, com um rascunho baixo, impulsionado geralmente pelo remo, com isso o clube foi batizado.

Vitrine Capixaba: Festa no Yole Clube, Cachoeiro, 1934/Vida Capichaba

Após vários anos, o Yole está esquecido, com inúmeras histórias perdidas e seu legado ofuscado pelo tempo. Diversos personagens que não estão mais entre nós escreveram esta história de grande importância para Cachoeiro de Itapemirim e para o esporte capixaba.

 Yole Club de Cachoeiro - Reviews | Facebook

"Esse trabalho vem com intuito de resgatar essa memória tão importante para o nosso município. as ricas histórias do Yole se entrelaçam entre contos e façanhas de crianças, crianças essas que hoje nos abrilhantam com seus cabelos brancos, histórias de uma passado rico de aventuras, que hoje infelizmente não podemos desfrutar, esporte, lazer, piqueniques, paqueras, bailes tudo perdido no tempo", conta a arquiteta que idealizou o projeto.

Pode ser uma imagem de ao ar livre, árvore e texto que diz "a?? ÁRVORE cresce sobre RUÍNAS ELA Quem passa pelo antigo Yole Club, em Cachoeiro depara ceng Incomum ESÓ olhar para dma deparar com uma drvore que nasceu no topo da antiga construção" 

Durante muitos anos Cachoeiro de Itapemirim se orgulhou do Yole, que hoje está em ruínas. Justamente o que foi possível desenvolver o projeto de restauração, resgatando a história do clube, segundo a arquiteta Cleydiane:

 

Foto: Rafael Duarte

"O conceito é resgatar as poucas memórias dos antepassados e linca-los de forma suave e atrativa ao público contemporâneo, sedentos por tecnologia. que este público venha perceber que o antigo possa ser o novo para eles e assim, preservar e acentuar um dos marcos do munícipio, tanto no quesito beleza quanto histórico", detalha.

 

O Yole Club é um dos mais antigos clubes de Cachoeiro de Itapemirim. Ele foi fundado em 1932, como clube de regatas caça e pesca e segundo a arquiteta Cleydiane Teixeira de Macedo, será protagonista deste ambicioso projeto social e cultural, que não só trará a história, mas também há fará trazendo de volta as atividades ali exercidas, com intuito de resgatar a memória deste local que durante anos proporcionou esporte, lazer e entretenimento para o povo cachoeirense.

SAIBA MAIS 

Fundado na década de 30, em 10 de agosto de 1932, o carro-chefe do clube era o remo, o esporte que é feito de barco e que na época era chamado de baleiro pelas semelhanças que havia com as baleias. Curioso destacar que o Rio Itapemirim era navegável e por isso a pratica esportiva comum.

Além disso o Yole também escreveu uma bela história com boxe, natação, corrida rústica e de bicicleta em Cachoeiro de Itapemirim.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Modelo usado de competição na época. 

Os sócios do Yole eram pessoas da camada mais rica da cidade embora também houvessem sócios de outras castas mais simples de Cachoeiro de Itapemirim. A irmã de Rubem Braga. Graça Braga, praticava natação no clube, integrando o seleto grupo de sócios.

E onde tem esporte tem também festa incluindo os bailes de carnaval que eram realizados no salões do Clube, que marcou época também com eventos sociais. 

VEJA O VÍDEO COM O PROJETO DA ARQUITETA CLEYDIANE TEIXEIRA DE MACEDO

 

Comentários