Velho é o seu preconceito - Jornal Fato
Colunistas

Velho é o seu preconceito


O Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos preparou comemoração para o Dia Internacional do Idoso e como ele possui representação paritária, do Poder Público e de Organizações não Governamentais, cada órgão se encarregou de uma atividade. O que permitiu montar um evento em que o público presente poderá passar horas de encanto e lazer - público predominantemente idoso, esse é o objetivo.

 

O evento acontecerá na Praça Jerônimo Monteiro, no dia 29 de setembro, data antecipada porque o Dia Internacional do Idoso, primeiro de outubro, cai num domingo. Vale ressaltar que todas as apresentações serão realizadas por idosos, e essa é uma luta ao qual defendemos - eles precisam sentir-se valorizados. E muitos possuem dons e capacidades e lhes falta oportunidades para demonstra-los. Há um grupo de danças formado por idosos, que já se apresentou em vários festivais fora daqui, como temos cantores, musicistas, dançarinos, contadoras de histórias, entre outras. Quando se vai organizar um evento para idosos, aparecem sempre as sugestões de se apresentar danças ou corais com crianças, e desfiles de modas com manequins jovens e roupas incompatíveis com a que o público presente poderia usar. E penso - crianças e jovens têm a vida toda pela frente, vamos dar oportunidade aos que não possuem mais tantas possibilidades.

 

Sou Gerontóloga de profissão, defensora dos direitos dos idosos pelo meu compromisso, e com o do meu Conselho, e essa é a minha forma de protesto - não participo mais de eventos para idosos em que eles não sejam os atores principais, os homenageados, os prestigiados de fato. Discrimina-se o idoso sem nem se perceber, e é assim pela vida. E por falar nisso tenho recebido vídeos em que são apresentadas lares de idosos e creches funcionando em conjunto e com resultados positivos. Pode dar certo com idosos mais jovens, que não correm o risco de queda, que possuem força e disposição para segurar as crianças e correr com elas. E com crianças que se mantenham sem algazarra, sem correrias, o que é praticamente impossível. Idoso adora criança, é um fato, mas os da família e por tempo limitado. Cada geração com suas demandas e todas merecem ser respeitadas. E até na Praça. Aguardamos vocês!


Comentários