Terapia de casal - Jornal Fato
Colunistas

Terapia de casal


Uma das grandes queixas das mulheres em relação aos homens é o silêncio destes, o que é muito mais comum do que se pensa.  A maioria das mulheres acha que ele pode não estar gostando mais dela, que ele está pensando em outra mulher, que houve algum problema com o casal ou em relação ao trabalho. Apesar do diálogo, ter uma importância muito grande em qualquer tipo de relacionamento, nas amizades, nos casamentos, etc., nem todos o fazem com a destreza necessária.

 

Se a pessoa for mais introvertida, tímida, cautelosa, ela pensa muito antes de falar. Se o parceiro é aquele tipo machista, primário, autoritário, torna-se também difícil, pois ele acha que conversar é besteira, bobagem. E se eles acham que sempre tem razão, para que "perder tempo", conversando.

 

O silêncio dos homens, em geral tem a ver com problemas financeiros, do trabalho, de algum projeto ou ideia que ele está desenvolvendo ou também problemas do casal ou da família, para depois falar com a mulher.

 

Outro grande problema que pode afetar muito a vida do casal, é quando o marido, a mulher ou ambos, chegam em casa e conversam nos primeiros 30 minutos. Em que cada um fala dos problemas que teve no trabalho, no desgaste com os colegas, com o chefe que parecia aborrecido naquele dia e com o trabalho em si. Se a mulher não trabalha fora, também está desgastada com as crianças, com os afazeres rotineiros da casa e com problemas com a secretária doméstica. Infelizmente, o trabalho doméstico é muito ingrato, mas alguém tem de fazê-lo.

 

Enfim, esta observação é muito importante, porque se chegarmos aborrecidos em casa, o parceiro não tem nada a ver com isto, mas é muito comum descarregarmos nele a frustração pelos nossos problemas. Isto é muito comum, entre as pessoas que são impulsivas, não medem as palavras, ou tem um jeito búlgaro de ser.

 

Clínica de Orientação Psicológica

Fernando Fiuza - psicólogo

E-mail - [email protected]

Site: www.clinicadeorientacaopsicologica.com

Tel. (28) 3511-1060 (28) 99989-3561

 


Comentários