Sobre presenças e presentes - Jornal Fato
Colunistas

Sobre presenças e presentes


Ainda não evolui a ponto de promover uma festa de aniversário ou bodas e pedir fraldas descartáveis como presente. Querem saber a verdade? Adoro presentes. E nas datas expressivas quase não ganho, talvez pensem que uma pessoa na minha idade já tenha tudo e não precisa de mais nada. Ledo engano, pelo menos no que se refere a mim!

 

Adoro presentes, tanto dar quanto receber. Procuro sempre dar o que gostaria de ganhar, e garanto que, por enquanto, ainda não são fraldas! Admiro pessoas altruístas, desde que não me seja imposto como convenção, E não julgo quem pensa diferente, apenas sou assim e pronto. Quando convido para uma celebração a presença é o mais importante, meus amigos me são tão caros que imagino todos presentes. Nunca peço confirmação, no meu coração já estão todos confirmados. São eles que fazem a festa!

 

E os presentes? Quando chegam e com antecedência é um deleite, vou recebendo, abrindo e acolhendo carinhosamente. Adoro flores e recebi uma profusão de orquídeas, a maioria já pendurei nas árvores. Alguns presentes são personalizados como o quadro que a amiga criou; obras de arte; toalhas bordadas com o nosso nome e a logomarca da festa; caixas montadas especialmente para nós; porta retratos, alguns até com fotos nossas - nem sei como conseguiram, hoje todos espalhados pela casa emoldurando fotos da família; lençóis; muitos vasos lindíssimos; enfeites; peças de uso pessoal; perfumes; cremes; copos dourados e outros como nunca possui iguais; pratos e travessas; diária em hotel e muito, muito mais. Meus filhos e netos curtem comigo a abertura dos presentes e algo que ganho dobrado eles sempre levam. Prefiro assim do que trocar, e agradar aos familiares é como agradar a mim mesma. 

 

E os cartões que acompanham os presentes? Leio um por um, guardo numa caixa, e os releio nas horas em que busco um alento. Nas Bodas aconteceu algo inusitado, ganhei de uma grupo de amigas queridas um envelope contendo uma boa soma em dinheiro. Pensei em usá-lo numa viagem, porém surgiram despesas inesperadas após a festa. Como tudo foi providencial! E enquanto isso vou curtindo a beleza e o carinho dos amigos, através dos presentes, espalhados pela casa e ecoando no coração. 

 


Comentários