Rir é o melhor remédio - Jornal Fato
Colunistas

Rir é o melhor remédio


O homem é o único ser que ri. A hiena não ri do que é engraçado e sim, usa o grunhido que se assemelha a risada para se identificar no grupo. Fato que bem poderia ser utilizado pelos humanos, afinal é bem mais agradável nos identificarmos com quem ri - da vida, de si mesmo, dos fatos que acontecem. Para quem ri a vida fica mais leve.

 

Tive um pai amoroso porém austero, não apreciava muita risadaria, e se tem coisa que jovem gosta de fazer é rir, principalmente em locais e situações em que são reprimidos. Quando meu pai nos observava tendo ataques de riso sempre utilizava provérbios no sentido de acabar com a alegria - "muito riso é sinal de pouco siso", "riso de manhã, choro à noite", "o riso é a trombeta da loucura"... e por aí. Quantos ataques de riso já tive na vida, alguns bem constrangedores. Lembro-me do acontecido no velório da diretora da escola onde estudei -  estava eu lá, feliz porque fora dispensada das aulas, e ao bater o olho nos sapatos diferentes do filho da finada, não consegui segurar uma sonora gargalhada e fui convidada a me retirar do local! Hoje eu ainda rio muito, com meus netos, meus amigos, alguns familiares - não todos, rio com quem não censura as minhas risadas. Adoro dividir fatos engraçados com quem sabe curti-los, gosto de piadas idiotas, mas abomino as preconceituosas - não rio do que pode fazer o outro infeliz ou que possa marginalizar pessoas ou situações. Rio é de amenidades, rio de mim mesma, rio da vida, enfim adoro rir. E em geral já acordo bem humorada e feliz. Considero que o mínimo que podemos oferecer é uma cara alegre e um espírito despojado e descomplicado. Complicada basta a vida. E quando o bom humor prevalece, tudo fica mais fácil e a vida torna-se amena e suave.

 

Hoje seleciono as pessoas com quem gosto de conviver e descubro que as preferidas são as mais leves - não se trata de leveza corporal e sim de ausência de chatice e mau humor. O sorriso é capaz de derrubar barreiras e abrir portas cerradas, o sorriso cura muitas mazelas, rejuvenesce, além de ser o nosso melhor cartão de visitas.

 


Comentários