Resgate de uma vida - Jornal Fato
Colunistas

Resgate de uma vida


Hoje é o Dia Internacional do Idoso e em homenagem a data contarei uma história real. A Prefeitura de Presidente Kennedy encaminhou para a Vila Aconchego um morador de rua, idoso, abandonado, sem familiares, sem documentos, alcóolatra, enfim em condições lastimáveis. Por ser muito falante fomos descobrindo que ele era do interior de São Paulo, trabalhara na roça de café e outros serviços pesados - inclusive ajudou a construir a ponte Rio - Niterói. Nunca teve uma casa para chamar de sua, foi abandonado ainda na infância.

 

Por conta do alcoolismo percebemos a dificuldade em mantê-lo conosco. Descobrimos que gostava de música e tocava violão - segundo ele, aprendeu na rua. Imediatamente adquirimos um instrumento, que fica dedilhando em todo tempo vago. Vago por que? Porque ele se prontificou a ajudar o jardineiro em suas tarefas cotidianas, como varrer o quintal e molhar as plantas. Não é hábito da casa aceitar os serviços dos hóspedes, mas por se tratar de um alcóolatra, decidimos que seria melhor deixa-lo ocupar o tempo. As assistentes sociais de Kennedy providenciaram seus documentos, que haviam sido roubados e o levamos para tirar a Carteira de Identidade e adquirimos roupas decentes para que não se sentisse constrangido em relação aos demais. E o encaminhamos ao dentista para que extraísse os cacos de dente que lhe restavam na boca e que causavam desconforto e dor. Posteriormente foi levado para colocação de prótese dentária.

 

Com muita sabedoria a equipe mostrava para ele que poderia sair quando quisesse, para que mantivesse a sensação de liberdade da qual usufruíra nas ruas. Como sabe ler, de vez em quando o observo pegando livros na biblioteca. E sempre pede a letra de músicas para decorar e tocar. Reclamou de dificuldades de visão e o levamos ao oculista e hoje usa óculos. Adora participar dos saraus musicais que promovemos e das atividades oferecidas. Garantiu-nos que não mais sentiu vontade de beber e o dinheiro que recebe para que se sinta valorizado pelo trabalho que realiza, compra em doces, iogurtes e frutas. Sr. Antônio é o seu nome, um cidadão do bem, alegre, comunicativo e educado. Um exemplo de que sempre vale a pena investir no ser humano.

 

 


Comentários