Recomeçar - Jornal Fato
Colunistas

Recomeçar


Sou feita de sentimentos e emoções. E nesta semana fui tomada por todas elas, misturadas com muita alegria. Voltei aos bancos escolares! Iniciei uma pós-graduação em Gerontologia. Consegui me inscrever no Curso que está acontecendo aqui em Cachoeiro. Apesar de já ter concluído o Mestrado em 2012, eu acredito que muita novidade surgiu e será mais um aprendizado em minha vida, e provavelmente oportunidade de atualização.

 

Descobri, conforme fui vivendo, que eu gosto muito de estudar. Nos planejamentos que faço anualmente sempre coloco os estudos como prioridade, tanto línguas quanto a matéria com a qual trabalho, a Gerontologia -  que trata de todos os aspectos do envelhecimento, tanto biológicos quanto psicológicos e sociológicos. De leitora ávida me transformei numa estudiosa, com fome de saber.  A mudança aconteceu gradativamente, antes eu adquiria muitos livros, best sellers de preferência. Hoje só leio o que ganho ou por indicação. E procuro por livros das áreas que me interessam. O que me mantém a par do que acontece são os jornais escritos e televisivos e uma revista semanal. Nunca fui uma intelectual que carrega no currículo a leitura dos clássicos, minha formação é mais generalista, gosto de saber de tudo um pouco. E quando o tema me atrai vou fundo.

 

Há uma certa carência de conhecimentos na área de Gerontologia, poucos cursos no Brasil, fiz o Mestrado numa Faculdade de Florianópolis. A condição de estudar aqui, num curso com aulas presenciais e on line, veio como uma oportunidade ímpar de aprimoramento de conhecimentos. E com a mesma emoção de um jovem que inicia, com muita esperança, me preparei para a primeira aula. Comprei caderno, preparei o estojo com canetas, lápis, marcadores de texto e quase não dormi na noite anterior. A expectativa era muita. E numa turma em que a maioria tem a idade dos meus netos, assisti a primeira aula e já estou ansiosa para, com o material de estudos em mãos, começar o curso integralmente.  Meu marido brinca comigo dizendo que parece que vou viver 200 anos! Quem sabe não levamos para a outra vida os conhecimentos que aqui adquirimos? Por enquanto o que sei é que ocupo meu tempo com coisas úteis, e que me são muito prazerosas.

 


Comentários