Pertenço a essa geração - Jornal Fato
Colunistas

Pertenço a essa geração


Leio texto sobre a geração dos 60-70 anos e sou consciente das mudanças e transformações nas vidas das pessoas, que hoje curtem a idade como uma vitória a ser vivida plenamente. É uma geração que não segue os padrões das anteriores.

 

Como mulher vivi e vivo todas as alterações ocorridas através dos anos, favoráveis felizmente ao nosso gênero. Lembro-me de minha mãe, uma senhora já idosa aos 50 anos, que além de submissa era totalmente dependente do meu pai. Adolescente, eu já percebia que a sua condição de vida não me pertencia, aquele não era o mundo que idealizava para mim.  Hoje avôs e avós, filhos e netos dividem experiências, conquistas e até as vestimentas. E comunicam-se pela internet, e como iguais partilham as inovações tecnológicas.

 

O grande divisor de águas aconteceu na década de sessenta, com a pílula anticoncepcional. Até então a mulher vivia sob o jugo do machismo e o medo de uma gravidez indesejada. A partir da pílula ela adquiriu poder, independência e asas para voar. E o crescimento de suas condições na sociedade foram vertiginosas. Elas eram minorias nas faculdades, nos concursos públicos, nas empresas, nos espaços políticos. Ainda há muito que caminhar, mas a geração dos 60-70...

 

Não são velhos, estão participando ativamente dos espaços de vida - se aposentados procuram se manter ativos, muitos buscam outras áreas de trabalho para não se sentirem inúteis, quando ainda há tanta energia e experiência a compartilhar. Frequentam as academias de ginástica, os salões de festa, os eventos culturais, as universidades e agregam novos conhecimentos. Sem responsabilidades familiares usam seus recursos para cuidarem de si e viajarem, para adquirirem bons livros e tudo o que há de mais moderno em tecnologia. Fazem parte ativa dos clubes de serviços e não conhecem palavras como monotonia e solidão. Ficar só é uma opção, a maioria prefere viver comunitariamente ou buscar novos relacionamentos. Não há uma idade limite para ser feliz, e o futuro é um campo aberto que é aguardando sem ansiedade. Hoje os jovens convivem com os mais idosos buscando conhecimentos e experiência, e estes não temem estar entre a juventude, com os quais podem ainda muito aprender. Enfim, essa é a minha geração!

 


Comentários