Os visionários de hoje - Jornal Fato
Colunistas

Os visionários de hoje


Observo uma nova configuração familiar despontando em nossa sociedade, e ao mesmo tempo uma mudança em seu núcleo de formação. Estão desaparecendo as grandes famílias de prestígio financeiro e social - ou pela morte dos patriarcas ou pela perda do padrão econômico, e outras vão surgindo. Hoje empresas ou famílias são chefiadas por mulheres, em geral vitoriosas como administradoras e de admirável notoriedade; homens sós proveem a família e criam os filhos sem a presença feminina; famílias são formadas por casais do mesmo sexo; outras são recompostas, também conhecidas como entidades familiares reconstituídas ou plurilaterais, agregadas e remanescentes de outros matrimônios. Infelizmente a sociedade conservadora é intolerante e permissiva, só aceitando os arranjos familiares nos moldes antigos -  e dentro desse modelo engessado não se admite mudanças.

 

Porém, concretamente, testemunhamos as transformações do paradigma familiar, pelos chamados pioneiros, inovadores, ousados, arrojados e precursores de uma nova história. Na mídia, nas redes sociais e na comunidade, os novos ajustes matrimoniais despontam efetivados por empreendedores de sucesso ou formadores de opinião, tais como as Danielas, os Eltons, Júniors, Jodies, Clarices, Alexandras, Ellens, Eders, Portias, Maurícios, Davids, Mauros, Malus, Rodrigos, Raquéis, Jonathas, e muitos que não temem a exposição nem o julgamento, e garantem com sua coragem, a possibilidade para outros tantos desfrutarem plenamente da liberdade de escolha e de serem felizes. Visionários enxergam o futuro no presente, preveem e antecipam o tempo e não se deixam atropelar por ele. Transformam sonhos em realidade, para si e para os demais.

 

Estar além do tempo é para poucos, somente os visionários possuem essa capacidade. Assim como Steve Jobs que mudou a história e o comportamento humanos, muitos são precursores em diferentes áreas. E no contexto familiar assistimos aos profissionais vitoriosos, bem aceitos na sociedade, dando testemunho de que os novos formatos matrimoniais existem, baseadas unicamente no amor.  E a hipocrisia e o falso moralismo sendo substituídos pela atitude concreta desses revolucionários. Os novos tempos se configuram.

 


Comentários