O renascimento da Pérola Capixaba - Jornal Fato
Colunistas

O renascimento da Pérola Capixaba


O Prefeito Municipal de Marataízes, Tininho Batista, o Secretário de Turismo e Cultura Philipe Verdan e o de Defesa Social Anderson Gouveia, acertaram em cheio ao propor um novo modelo de se fazer Carnaval. Dentre as ações para coibir qualquer tipo de violência foram colocados telões de LED em locais estratégicos e devidamente monitorados pela equipe de segurança. Além do apoio da Polícia Militar, da Guarda Municipal, o Prefeito contratou equipe de segurança particular, todos atuando em conjunto e durante todo o tempo da folia.

 

Outro grande acerto foi o investimento nos blocos de rua e nas bandinhas, que fizeram a alegria dos foliões durante todos os dias. A suspensão dos megashows nos mega palcos deu ao povo a possibilidade de ser protagonista da própria diversão, ao invés de apenas espectadores.  Ver a massa humana pulando e cantando pelas ruas e avenidas de Marataízes foi emocionante.

 

E para os que ironizaram a coragem do Prefeito em manter o Carnaval, alegando que o povão de todas as outras praias iriam desembocar em Marataízes, o espírito democrático do Prefeito prevaleceu, afinal a festa é do povo e entende-se que do seu contingente fazem parte todas as classes sociais, todas as idades, todas as tribos e que, qualquer tipo de seleção é baseada unicamente no preconceito. As ruas de Marataízes ainda vazias na sexta-feira, a partir de sábado até terça foram tomadas por uma massa humana impressionante.

 

O Carnaval teve dois pontos de aglomeração no centro de Marataízes - o Hotel da Dona Balbina de um lado e do outro o Praia Hotel e entre eles muita música e animação. Nesses dois pontos sempre havia uma programação acontecendo, com música e alegria. E o destaque principal foi a presença das famílias em todos os locais, contribuindo para isso a proibição dos carros de som e o limite de horário para o início e final da folia, das dezoito às vinte e duas horas. O que tornava as ruas já vazias e tranquilas a partir da meia noite. E há muito tempo eu não ouvia tanta música sendo entoada no gogó e evoluída nos pés. Como tudo é cíclico, Marataízes foi a bola da vez neste Carnaval e para quem pregava a agonia da Pérola Capixaba, ela ressurgiu e promete, com a atual administração, superar todas as expectativas de quem ama esse balneário, assim como eu.     


Comentários