O espírito da Festa - Jornal Fato
Colunistas

O espírito da Festa


Minha amiga Regina Monteiro diz que o espírito da festa da cidade surge a partir da escolha do Cachoeirense Ausente. Concordo plenamente. Há anos acompanho a escolha do homenageado, na rua pedindo votos - quando a eleição era direta ou fazendo parte da comissão eleitoral.

 

Já vi recepções das mais frias às mais calorosas, geralmente as menos concorridas foram com personalidades não indicadas por amigos. Já participei de uma recepção em que o Centro Operário estava praticamente vazio, apenas com alguns membros do governo e familiares. A escolha por voto direto mobilizava mais a população e as campanhas eram acirradas. A eleição do jornalista Sérgio Garschagen foi uma vitória espetacular, principalmente pelo número de cabos eleitorais de esquerda que trabalharam, incansavelmente, pelo amigo declaradamente de direita. Foi uma festa de muita alegria e confraternização, de reconhecimento por aquele que se foi para residir fora, mas que aqui deixou plantadas as suas raízes. E uma prova de que amizade está acima de paixões políticas e outras disputas. A última eleição nas ruas, do médico Sérgio Franco, também foi muito comemorada por familiares e amigos.

 

Neste ano testemunhei um fenômeno semelhante. No dia da escolha do Cachoeirense Ausente, diante da Comissão Eleitoral, em que cada um dos candidatos tem seu currículo defendido por algum amigo ou familiar, coube a uma amiga falar de Acácio Frauches "Gigante ". Ela o fez com tanto amor e simplicidade que tocou o coração de muitos presentes. E ele venceu!  Conheci sua família, éramos vizinhos na Alzira Viana, porém não me lembrava dele - conterrâneo, mas não contemporâneo. A partir daí surgiram as postagens nas redes sociais e então tomei conhecimento de que fora aluno do Polivalente Guandu e de que sua turma encontrava-se, desde então, para confraternizar e matar a saudade. Acácio é um ator e empresário, residente em São Paulo, outro diferencial. Já há algum tempo penso que muitas cidades brasileiras têm cachoeirenses que merecem o título, e que qualificação acadêmica às vezes não contempla o verdadeiro espírito, de quem se foi e que aqui deixou o coração.

 

Parabéns a Acácio e aos seus inúmeros amigos, que estão me permitindo assistir e participar de uma festa da cidade repleta de amor, alegria e confraternização. Seu exemplo de pessoa simples e carismática vai deixar um legado que dificilmente se apagará.

 


Comentários